Abrindo o Jogo

cabeçalhoOlá pessoal! É com muito orgulho que comunicamos o início de uma nova fase para o nosso Blog. Ele ganha vários “pontos de experiência”, e a partir de hoje, evolui para o portal Abrindo o Jogo. Mais que um site, o Abrindo o Jogo é uma iniciativa onde, através de artigos, notícias, debates e cursos, vamos apoiar a capacitação no desenvolvimento de jogos.

Seguindo o desejo dos leitores, estaremos dividindo os posts em artigos sobre projeto e artigos sobre desenvolvimento. Duas categorias principais organizam o conteúdo de uma forma bem amigável, e dentro de cada uma teremos subdivisões como artigos teóricos, práticos, orientado a uma linguagem de programação específica, enfim – estas subcategorias irão surgindo.

Para um blog que surgiu meio tímido, com poucos artigos, sentimos que a resposta da comunidade foi muito boa. Assim, pensamos nessa nova fase como um upgrade merecido para os leitores. Queremos, de fato, contribuir para o fomento desta indústria que, apenas recentemente, tem dado resultado no Brasil, mas que possui um futuro promissor no país.

Seja você profisisonal da área de jogos, ou apenas um desenvolvedor amador, que cria por hobby, seja bem vindo. Venha conhecer, aprender e compartilhar.

Estamos aqui para abrir o jogo para vocês.

Ilustração: Marcos Götze
Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

2 Comentários em "Abrindo o Jogo"

  1. Rafael Sol Maker 29/10/2009 at 23:02 - Reply

    Olá caras do “Abrindo o jogo”!

    Pessoal, estou acreditando que vou adorar o conteúdo que vocês pretendem publicar por aqui no blog! Em breve devo dar uma olhada em todas as postagens que já fizeram por aqui.

    De game designer estou só começando, pois programo a alguns anos e em breve devo tentar algum projeto em XNA, etc. Nada que tire minha vontande de programar em qualquer coisa, muito pelo contrário, já que mexi em DirectX diretamente com VB e até aprendi bastante sobre o RGSS (Ruby para Rpg Maker).

    Enquanto não começar (e terminar) minha formação em Ciências da Computação, daqui a um ano, creio que é a melhor hora para aprender de quantos bits se faz um jogo, pois acho algo fantástico, já que mexe com lógica e operações, além de ser ao mesmo tempo uma das artes mais bonitas e interativas já criadas!

    Podem contar comigo por aqui que eu conto com vocês aí!
    Boa sorte com o blog!

    • Everton Baumgarten 30/10/2009 at 01:53 - Reply

      Obrigadão Rafael,
      Apoiamos com certeza a sua graduação, ela é uma ótima base para começar na carreira de games.
      Acompanhe os post´s, incluindo os antigos :), e com certeza pode contar com a gente, estaremos aqui para dar todas as dicas 😉

Deixar um Comentário