Blender 2.57 e Mais…

E aew pessoal tudo Blz?

Vou trazer nesse post algumas novidades do mês de Abril sobre o Blender e o que a comunidade anda aprontando por ai. Tem algumas curiosidades como o primeiro Demo Reel feito no blender, há 15 anos atrás :) .

No dia 13 de Abril foi lançada a versão estável do Blender 2.5, a versão 2.57 era uma das mais aguardadas já que representa a possibilidade de trabalhar no blender sem ter muitos problemas durante o desenvolvimento de um projeto, além disso, a nova versão vem com um total de mais de 1000 problemas corrigidos desde o lançamento da serie 2.5.

Para quem teve a oportunidade de trabalhar na antiga versão estável do blender, a 2.49, sabe a importância dessa nova versão. A 2.57 não é só aparência, o código fonte foi totalmente reestruturado e o sistema de script por phyton sofreu muitas modificações, o que melhorou em muito o seu uso.

Essa semana o Katsuhiko Omori Artista técnico da Sega Japão anunciou que usou o blender para desenvolvimento de um Shader para o Virtual Tennis 4 e falou que o blender é uma ferramenta muito valiosa para eles.

O Blender desde a versão 2.45 vem crescendo num ritmo surpreendente e isso se deve principalmente a comunidade online que viu na ferramenta uma oportunidade sem igual para apreender e desenvolver novas ferramentas e tecnologias.

A empresa Prophetic Sky anunciou que em seu novo jogo para I-Phone, Knights vs Aliens, usou o blender para desenvolver diversos dos assets do jogo. Também foi divulgado um vídeo mostrando como eles criaram os sprites.

Então pessoal, em meio a toda essa evolução da ferramenta,  a comunidade resolveu desenterrar um vídeo nostálgico,  “o primeiro demo reel feito no blender“. O vídeo foi produzido pela NeoGeo VideoGraphics, a empresa responsável pelo software. Mas não se preocupem, o blender não deu certo como software proprietário e acabou caindo na mão de um pessoal muito louco :) – pra nossa felicidade.

Bom, galera dessa vez é isso, não vou trazer nenhum vídeo ensinando algo, mas o Everton andou me falando que vem coisa nova por ai, então vamos esperar pra ver o que o pessoal anda preparando para o site e pra vocês.

Abraços e até a próxima.

Autor: Roger Machado Ver todos os posts de

3 Comentários em "Blender 2.57 e Mais…"

  1. Leandro Vian 12/05/2011 at 10:38 - Reply

    Salve galera, por onde andam os posts ein? :)

    abraço

    • everton.vieira 12/05/2011 at 12:02 - Reply

      Olá Leandro,
      Estamos trabalhando em um novo formato para o Abrindo o Jogo, a ser lançado agora em maio. A pausa nos posts é em decorrêcia a este envolvimento da equipe.
      Pedimos desculpas, mas em breve estaremos de volta ;)

  2. Iago Marlon 16/08/2011 at 18:49 - Reply

    O Blender é A salvação.
    Se voce quer começar no game design animação e talvez montar sua propria empresa do ramo, o Blender alem de ser poderoso comparado com softwares que custam absurdos 20,000 “vinte mil reais,” como 3dSMax popular, Maya, e por ai vai, tem um custo absurdo tambem de ” 00,000 “zero mil reais”.

Deixar um Comentário