Como publicar seu game na WiiWare?

Olá gurizada,

No post de hoje trago para vocês um artigo bem interessante desenvolvido pelos alunos da Pós em Jogos da FATEC SENAC, Patrick Mattos e Fabrício Boemeke.  Eles comentam descrevem quais são os passos para publicar o seu game nessa interessante plataforma online da Nintendo.

Vamos conferir!

Introdução

WiiWare é uma família de jogos criada pela Nintendo em 2008 e que estão disponíveis no Wii Shop Channel – a loja virtual do Wii onde o jogador pode baixar o conteúdo diretamente para o seu console. Com essa criação, a Nintendo também abriu as portas para que desenvolvedores independentes possam publicar jogos inovadores e de pequena escala sem os custos e riscos normais de criar um título para ser vendido a varejo, já que o seu conteúdo é disponibilizado de forma virtual.

Mesmo assim, esse serviço é voltado para a pessoa que quer fazer seus próprios jogos e compartilhar com seus amigos, mas sim pequenos (mas sérios) criadores de jogos que possuam capacidade e criatividade. Como disse Reggie Fils-Amie, o presidente da Nintendo of America: “Desenvolvedores independentes, armados apenas com um pequeno orçamento e grandes ideias poderão colocar seus jogos originais no mercado para ver se encontramos o próximo sucesso de vendas”.

Os primeiros Passos

1. Para se tornar um desenvolvedor autorizado, é necessário cumprir uma série de requisitos estipulados pela Nintendo. Eles buscam empresas que já tenham desenvolvido outros jogos no passado, ou desenvolvedores que possuam experiência na indústria de jogos. A Nintendo escolhe somente pessoas e empresas que ela julgue qualificadas. De qualquer forma, uma das exigências é que se trabalhe em um local seguro (a Nintendo não considera home office seguro).

2. Se esses pré-requisitos foram alcançados, é preciso preencher um formulário de dados bastante extenso (https://www.warioworld.com/apply/devapplication.asp), que é enviado para a Nintendo. Essas informações incluem nome, endereço, telefone, e-mail, lista dos principais membros da empresa, lista de jogos publicados, entre outras. Além disso, qualquer que deseja desenvolver para Wii deve assinar um termo de sigilo (NonDisclosure Agreement). A propósito, esse processo é o mesmo para qualquer um que queira desenvolver jogos para a Nintendo, porém, os que quiserem publicar seus jogos de forma física, devem buscar um Publisher por conta própria (diferentemente do WiiWare, que é tratado diretamente com a Nintendo).

3. Caso a empresa seja aprovada, receberá uma notificação da Nintendo indicando que agora é um desenvolvedor autorizado. Uma vez que isso aconteça, o Software Developer Kit deve ser comprado. Dependendo do tamanho da equipe autorizada a usar o software, o custo do kit pode variar de US$2,000 a US$10,000. Esse kit contém todo o material necessário para que o desenvolvedor crie jogos para o console, inclusive as informações necessárias para trabalhar com o WiiMote.

4. Mesmo sendo um desenvolvedor autorizado, isso não significa que todo o conteúdo produzido por sua empresa será aceito pela Nintendo. Depois que o jogo for terminado deverá passar por análise e aprovação da Nintendo, e é ela que tem o direito de decidir sobre os termos do acordo de distribuição.

Bonus Round

Wii Remote Communication API

Uma biblioteca de classes em C++ que permitem que você conecte ao controle do Wii através do Windows, enviando e recebendo comandos.
http://digitalretrograde.com/projects/wiim/

Unity 3

A conhecida ferramenta de desenvolvimento de jogos pode ser utilizada para facilitar a criação de jogos para o Wii.
http://unity3d.com/unity/publishing/

Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

Um comentário em "Como publicar seu game na WiiWare?"

  1. Alex Cançado 06/12/2010 at 15:36 - Reply

    Interessante, porém ainda não me pareceu fácil de se publicar algum jogo nessa plataforma. Bom, não tiro o mérito da Nintendo em todo esse controle, isso deve evitar muito jogo lambão, rsrsrs.

    Uma vez li um postmortem interessante sobre uma pequena equipe que publicou seu primeiro jogo para a nintendo: http://www.gamasutra.com/view/feature/3903/postmortem_riverman_medias_.php?print=1

    Hmmm… olha o Unity aí mais uma vez…

Deixar um Comentário