Conhecendo um pouco do Blender 3D

E ai pessoal beleza?

Bom, desculpa a demora pra coloca meu primeiro post, as coisas complicaram e o tempo ficou curto. Mas vamos lá, fui convidado para falar sobre game art e cia, então vamos começar com 3D.

Vou falar um pouco sobre a ferramenta Blender 3D que pode ser baixada no próprio site. No momento a ferramenta tem duas versões uma estável (blender 2.49) e uma em fase beta (blender 2.54), além de ser open source e licença livre (GNU), conta com uma comunidade gigantesca espalhada pela web, não é difícil achar tutoriais em português demonstrando as funcionalidades da ferramenta.

Mas para quem não gosta muito de tutorias e prefere um bom livro (como eu ^.^), temos dois títulos nacionais de peso e mais que obrigatórios para se ter na biblioteca pessoal, são eles:

  • Blender 3D, Guia do usuário de Allan Britto
  • Modelando Personagens com o Blender 3D de José Fernando Reinicke.

Ambos os títulos são pela Novatec e podem ser adquiridos no próprio site da editora (se não estivessem esgotados).

Bom, eu acho que não preciso dizer que por ser uma ferramenta GNU ela é uma das melhores escolhas  para desenvolvedores indies de games. Atualmente a Blender.org vem desenvolvendo projetos de curta metragem para mostrar todo o potencial da ferramenta. O mais novo é Sintel, uma excelente animação de qualidade mais que surpreendente para uma ferramenta GNU.

Vou colocar alguns links para os curtas já produzidos pelo pessoal da Blender, eles podem ser baixados gratuitamente ou podem ser comprados no site do e-shop da Blender.org, eles estão disponível em DVD ou Blue-Ray e contém todos os arquivos da produção, além de vídeos da equipe e tutoriais, pra quem tiver condições vale e muito adquirir esses DvDs .

A Blender também produziu um jogo feito utilizando praticamente 100% o blender 3D. Além do editor, houve uma integração com o motor de jogos Crystal Space. O projeto se chama Yo Frankie e pode ser baixado ou adquirido no site abaixo.

http://www.yofrankie.org/

Certo, até agora falei um pouco sobre a ferramenta e algumas coisas de nosso interesse em relação à mesma. Mas e ai o que ela pode fazer realmente e quais suas principais funções?

Ferramentas Básicas:

Modelagem 3D: A modelagem 3D no blender conta com diversos recursos básicos e avançados, que não deixam nada a desejar para softwares proprietários. A base da modelagem no blender é através de manipulação de vertex, edges ou faces (como a maioria dos softwares 3D), mas conta também com um modo avançado de escultura de resultados satisfatórios (como encontrado no Zbrush) .

Animação: A animação é baseada em bones ou por mesh morph. O blender utiliza como principal suporte para a animação a time line, curvas, NLA (non linear animation).

Texturas e Materiais: O Blender dá suporte a multitexturas e alguns shaders.

Partículas: O sistema de partículas do Blender é bem avançado e nos deixa bem tranquilo para produzir alguns efeitos sem muita dificuldade.

Física: O blender usa a Bullet phys e também conta com um sistema avançado de simulação de materiais (cloth, água, e até fumaça na versão 2.54).

Iluminação: A iluminação conta com ambient occlusion, que nada mais é que um sistema de reflexão dos raios luminosos gerando uma iluminação mais homogênea e agradável.

Render: O blender finaliza com renders em diversos formatos tanto de vídeo como de imagem (Divx, Avi, Jpg, png, bmp, e outros) além de renderizar em FULL HD  =).

Blender Game Engine (BGE): Aqui temos uma coisa muito importante  para a galera que acompanha o site, a BGE não é muito avançada mas é perfeita para quem não conhece muito de programação e tem algum contato com phyton scripts. Além de utilizar um sistema de node que facilita a vida do pessoal.

Bom, esse post foi bem simples e serve como uma introdução. Nos próximos, prometo colocar os tutoriais explicando direitinho como funciona cada uma das ferramentas citadas acima. Além de vídeos mostrando passo a passo.

Até o próximo post,  vou deixar um vídeo mostrando como funciona o sistema de simulação de cloth no Blender 3D 2.49 só pra deixar o pessoal com vontade.

Postado por: Roger Machado
Autor: Roger Machado Ver todos os posts de

Um comentário em "Conhecendo um pouco do Blender 3D"

  1. Regis Machado 06/11/2010 at 20:36 - Reply

    Ae so quem ja viu esse loco usando o blender sabe que negocio dificil e cheio de detalhes..
    Importante pra quem quer começar modelagem 3d eh se focarem em aprender a modelar e não numa ferramenta em especifico como por exemplo eu sei 3d estudio.. o.O nada legal pessoal.. o blender eh a ferramenta ideal pra aprender todos os detalhes da modelagem 3d que as vezes fica transparente ao usuario iniciante de uma ferramenta mais avançada como o 3d estudio..

Deixar um Comentário