Curso de Animação 3D para Games – Avançado

Descrição

Este curso tem como objetos capacitar o aluno na modelagem e animação de personagens 3D, utilizando técnicas como: configuração de esqueleto e controladores, desenvolver animações como caminhada, corrida, pulo, ataque, defesa e sofrendo dano, utilizando o editor Maya. O curso aborda conteúdos anteriores, porém agora mais aprofundados, tais como: Mapeamento de UVs, adição e manipulação de texturas e materiais. Após este processo, o aluno será capaz de importar o personagem no editor de games Unity, configurar e preparar o personagem para uso no Mecanim, módulos de animação com máquinas de estados da Unity. Além disso, incorporar as animações criadas no editor Maya na estrutura da ferramenta Animator da Unity.

Duração: 46 h distribuídas em 12 aulas

Conteúdo Programático

Abaixo é descrita a organização do conteúdo programático que possui um total de 52h. As ferramentas utilizadas durante o curso serão: Photoshop, Maya e Unity.

Modelagem de personagens – Desenvolver um personagem bípede com base em referências e equipamentos.

  • Cortes e Loops;
  • Extrusão;
  • Forma e volume;
  • Detalhes e definição da malha;
  • Polígonos;

UV Map, Materiais e Texturas – Preparar materiais e texturas para uso na Unity.

  • UVmap;
  • Materiais;
  • Múltiplos Materiais;
  • Texturas;
  • Tipos de mapas.

Rig, Skinning e controladores – Criar e preparar o esqueleto do personagem para ser animado.

  • Bones;
  • Hierarquia;
  • IK/FK;
  • Controladores;
  • Drivers.

Animação – Animar e prepar o personagem para ser usado na Unity.

  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Pulo;
  • Ataque;
  • Defesa;
  • Sofrendo dano;
  • Morrendo.

Mecanim e Animator – Importar e configurar o esqueleto do personagem para uso na Unity.

  • Visão geral da ferramenta;
  • Importar animação;
  • Configurar animações.

Professor

Pesquisador em Artes Visuais, nas linhas: Game e Arte. Bacharel em Artes Visuais, FURG. Foi Instrutor 3DS MAX, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RS SENAC/RS. Tem diversas Produções Artísticas Culturais com participação em salões, exposições e mostras coletivas pelo Brasil. Atuou como Modelador 3D e animação em Jogos Digitais como: As Aventuras de Jonas Bonfaro e Artelier do Tang Dali e Mundo Canibal Apocalipse, desenvolvidos pela empresa Izyplay Game Studio. Com conhecimento em softwares 3D como: 3DS Max, Maya, Blender 3D, Zbrush. Conhecimento em Motores Gráficos de tempo real como: Unity e Unreal 4. Conhecimento em softwares de tratamento e geração de imagens digitais como: Photoshop, CorelDraw, Substance Designer.

Áreas de competência em Modelagem 3D, Animação 3D e Technical Art.