Curso de Desenvolvimento de Games com Unity 5 – Avançado

Descrição

Este curso trata de tópicos avançados do unity 5, como aprofundamento do conteúdo em depuração e profiler, jogos 2D, Mecanim e outros, além de práticas de otimização.

Também é visto neste curso o desenvolvimento para mobile, incluindo detalhes e dicas do processo de publicação na Google Play.

Ao final do curso você terá conhecimento de várias técnicas para desenvolvimento e otimização do jogo e saberá criar jogos mobiles, inclusive monetizados com anúncios dentro do jogo.

Duração: 32h distribuídas em 8 aulas

Conteúdo Programático

Abaixo é descrita a organização do conteúdo programático das 8 unidades. As ferramentas utilizadas durante o curso serão: Unity, Mono Develop e Photoshop.

Código avançado

  • Depuração
  • Scripts de editor

Texturas avançadas

  • Heightmaps
  • Edição de canais separados em texturas
  • Texturas do standart shader
  • Uso de materiais procedurais (Substance)
  • Render texture e video texture

Mecanim avançado

  • Configuração manual de avatar (mapping e muscles)
  • Máscaras de avatar
  • Layers de animação
  • Blend trees bidimensionais e diretas
  • Dicas de uso de dados brutos de MOCAP e retargeting

Unity 2D

  • Editor no modo 2D
  • Sprites, sprite editor, sorting layers, sprite packer
  • Animação de sprites
  • Física 2D, joints e effectors

Desenvolvimento Mobile

  • Configuração do ambiente para desenvolvimento Android*
  • Player settings para Mobile
  • Geração de certificados para distribuição
  • Depuração do jogo no dispositivo diretamente e via Unity Remote
  • Uso do CrossPlataformInput
  • Ajuste da tela para multiplas resoluções
  • Distribuição Mobile (configuração e envio do jogo para Google Play)

Profiling e otimização

  • Uso do profiler do Unity
  • Utilização de LOD (Level of Detail)
  • Occlusion culling
  • Dicas de otimização de código, iluminação, e texturas

Integrações para mobile

  • Integração de analytics (acompanhamento de estatísticas de jogo)
  • Integração de ads (monetização via anúncios dentro do jogo)

* A configuração é mostrada para desenvolver para Android, usando um computador Windows ou Mac. Se algum aluno desejar desenvolver para iOS, o professor pode mostrar como configurar o mac para isso – nesse caso é necessário já ter uma conta de desenvolvedor da Apple.

Professores

Everton Vieira

Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Como sócio de uma das cinco maiores empresas de Tecnologia Educacional do país, fui responsável pela criação da divisão de Serious Games da empresa. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país.

Atualmente sou sócio-fundador do Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Game Design. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

Luiz Alessandro Nörnberg

Sou Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde também atuei como professor. Desde a época da faculdade (mais de quinze anos atrás) a paixão por jogos tem sido importante no meu direcionamento profissional.

Sou sócio-fundador do Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Tecnologia. Sempre tive grande foco em desenvolvimento em Java, embora tenha migrando para a tecnologia Adobe AIR em função de sua portabilidade. Ah, e é claro, dou meus palpites no game design.

Também sou sócio da Gestum Tecnologia Educacional, onde assumi por muitos anos a direção de Pesquisa e Desenvolvimento e juntamente com o Everton participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas.