Curso de Desenvolvimento de Games com Unity – Essencial

Descrição

Este curso apresenta os recursos essenciais do Unity, com o objetivo permitir seu início no desenvolvimento de jogos digitais. O conteúdo abrange o ambiente de desenvolvimento, uso dos componentes padrão e uma introdução aos scripts.

A utilização dos componentes prontos do Unity para controles de 1ª e 3ª pessoa e de veículos, permite um início rápido para os gêneros mais comuns de jogos.

Ao final do curso você estará capacitado a criar ambiente externos realistas no Unity, importar modelos prontos para ambiente internos e ajustar iluminação, neblina, céu, etc. Também entenderá a física do Unity e animação básica de personagens utilizando movimentos capturados.

Duração: 32h distribuídas em 8 aulas.

Conteúdo Programático

Abaixo é descrita a organização do conteúdo programático das 8 unidades. As ferramentas utilizadas durante o curso serão: Unity e Mono Develop.

Essencial do Unity

  • Interface
  • Projeto do Unity
  • Publicação para PC e distribuição do jogo
  • Publicação para Web (básico)

Prefabs e Componentes essenciais

  • Prefabs
  • Visão em 1ª pessoa
  • Visão em 3ª pessoa
  • Veículos

Montagem de uma cena

  • Hierarquia, posição, escala, rotação
  • Câmera
  • Conceitos 3D
  • Material (Textura e Shaders)
  • Luzes

Montagem de ambientes externos

  • Terreno (completo)
  • Árvores (completo)
  • Água (completo)
  • Skybox, ambient light, fog

Física

  • RigidyBody
  • Colliders estáticos
  • Physics material
  • Gravidade
  • Joints

Introdução a Programação de Scripts

  • Game Loop
  • Métodos padrão (Start, Update)
  • Mudança de propriedades de componentes do próprio objeto
  • Input com teclado
  • Detecção de colisão, Triggers
  • Controle de RigidBody por código (forças)

Animação Básico

  • Animator
  • Animation
  • Conceito de Máquina de Estados

AssetStore e importação de modelos

  • Criar conta
  • Como importar e utilizar modelos já criados
  • Como criar e exportar os seus próprios objetos

Áudio

  • Audio Listener
  • Audio Source
  • Audio Mixer

GUI básica

  • Objetos para criação de interface de protótipos
  • O Método OnGUI

Professores

Everton Vieira

Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Como sócio de uma das cinco maiores empresas de Tecnologia Educacional do país, fui responsável pela criação da divisão de Serious Games da empresa. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país.

Atualmente sou sócio-fundador do Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Game Design. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

Luiz Alessandro Nörnberg

Sou Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde também atuei como professor. Desde a época da faculdade (mais de quinze anos atrás) a paixão por jogos tem sido importante no meu direcionamento profissional.

Sou sócio-fundador do Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Tecnologia. Sempre tive grande foco em desenvolvimento em Java, embora tenha migrando para a tecnologia Adobe AIR em função de sua portabilidade. Ah, e é claro, dou meus palpites no game design.

Também sou sócio da Gestum Tecnologia Educacional, onde assumi por muitos anos a direção de Pesquisa e Desenvolvimento e juntamente com o Everton participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas.