Curso de Desenvolvimento de Games com Unity – Intermediário

Descrição

Este curso faz a introdução à programação de jogos, mostrando comandos básicos da linguagem C# e comandos específicos dos objetos no Unity. Além disso, apresenta tópicos mais avançados incluindo co-rotinas, lightmaps, animação de objetos, Inteligência Artificial e a nova e poderosa ferramenta de GUI (Interface gráfica) do Unity.

Ao final do curso você conhecerá todos recursos necessários para criar um jogo de qualidade comercial.

O curso inclui um workshop de 4h onde é mostrado passo a passo o desenvolvimento de um projeto completo, a partir de um documento de Game Design (GDD) existente e utilizando assets de arte providos pelo curso.

Duração: 32h distribuídas em 8 aulas

Conteúdo Programático

Abaixo é descrita a organização do conteúdo programático das 8 unidades. As ferramentas utilizadas durante o curso serão: Unity e Mono Develop.

Programação Avançada do Unity 1

  • Rotinas úteis (Lerp, Distance, Debug, OnGUI, PlayerPrefs, e outros)
  • Controle sobre a execução de scripts (ordem de execução e timescale)
  • Carga de cenas
  • Carga dinâmica de recursos
  • Raycast
  • Layers e tags

Inteligência artificial

  • Conceitos de IA
  • Navmesh
  • Como criar um NPC (Non Player Character)

Lightmaps

  • Técnicas de Lightmap
  • GI

Animação Avançada

  • Animator
  • Blend Trees
  • Animation entendendo melhor a Timeline

Sistemas de partículas

  • Importar sistemas da loja
  • Criar e integrar sistema de partículas

GUI Avançada

  • Canvas
  • Image
  • Rect Tranform
  • Button
  • outros

Workshop

  • Desenvolvimento de projeto completo;
  • Utilização de um GDD (Game Design Document) de exemplo;
  • Assets gráficos fornecidos especialmente para o curso.

Professores

Everton Vieira

Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Como sócio de uma das cinco maiores empresas de Tecnologia Educacional do país, fui responsável pela criação da divisão de Serious Games da empresa. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país.

Atualmente sou sócio-fundador do Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Game Design. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

Luiz Alessandro Nörnberg

Sou Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde também atuei como professor. Desde a época da faculdade (mais de quinze anos atrás) a paixão por jogos tem sido importante no meu direcionamento profissional.

Sou sócio-fundador do Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Tecnologia. Sempre tive grande foco em desenvolvimento em Java, embora tenha migrando para a tecnologia Adobe AIR em função de sua portabilidade. Ah, e é claro, dou meus palpites no game design.

Também sou sócio da Gestum Tecnologia Educacional, onde assumi por muitos anos a direção de Pesquisa e Desenvolvimento e juntamente com o Everton participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas.