Desenvolvimento de Jogos Digitais em Java – Índice do Curso

Este curso apresenta técnicas de programação para criação de jogos digitais apresentando conceitos importantes como game loop, collision detection, sprite animation, etc. Ao final do curso, o participante estará capacitado a desenvolver jogos completos e posicionar-se no mercado de jogos independentes. O participante irá construir a base para um motor próprio, aprendendo todos os fundamentos do desenvolvimento de um jogo.

Público alvo e pré-requisitos

O curso destina-se a pessoas que desejam entrar para a indústria de jogos, oriundas das áreas de Analise de Sistemas, Sistemas de Informação, Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, desenvolvedores independentes e autoditadas interessados na área.

Como pré-requisitos os participantes devem possuir lógica de programação e conhecimento de orientação a objetos, principalmente classes, herança e uso de interfaces.

Códigos fonte do curso

Clique aqui para baixar o ZIP com os códigos fonte do curso (28MB).

  • Cada pasta dentro do ZIP é um projeto do NetBeans.
  • Nem todas unidades possuem projetos correspondentes.
  • Os códigos podem estar um pouco diferentes do código mostrado nas páginas, porque estão atualizados.

Conteúdo do curso

  1. Configuração do ambiente de desenvolvimento
  2. Fundamentos de Java para jogos
  3. Acesso ao vídeo
  4. Exemplo – Círculo Rebatendo
  5. Game loop reutilizável
  6. Primitivas gráficas e texto
  7. Imagens e som
  8. Eventos de teclado e mouse
  9. Exemplo – Queda Livre Pré-histórica
  10. Gerenciadores singleton
  11. Exemplo – Jogo Queda Livre Pré-Histórica usando os gerenciadores
  12. Medição e controle da velocidade do jogo
  13. Armazenamento de dados em disco
  14. Distribuição de software em Java
  15. Animação de sprites
  16. Movimento de NPCs parte I
  17. Movimento de NPCs parte II
  18. Plataformas
  19. Editor de plataformas
  20. Rolagem no jogo
  21. Rolagem no editor
  22. Proteção do código
  23. Editor para múltiplos arquivos
  24. Jogo de plataforma com fases