Editor de Código para o Unity3D

Olá pessoal,

Após o nosso podAbrir sobre Unity3D, vários leitores pediram dicas de como configurar um editor externo para programar nesse interessante game engine. Bom, montei rapidamente um post mostrando as principais dicas pra esta configuração. Vamos aos passos 😉

MonoDevelop

Conforme comentamos no podcast, a primeira opção para o programador seria o MonoDevelop. Um editor que já acompanha o pacote de instalação do Unity3D desde a versão 3. Apesar de ser a ferramenta padrão para edição de código, vamos apenas reforçar os passos necessários.

Passo 1
 
Passo 2

Após configurar, ou conferir, o editor padrão. Basta sincronizar os scripts de seu projeto. Para fazer isso, basta acessar a opção Sync MonoDevelop Project no menu Asset, conforme mostra a figura abaixo.

Passo3

Após a sincronização, basta dar dois cliques sobre o asset de script para o editor abrir automaticamente. Abaixo confira o layout do MonoDevelop.

MonoDevelop

Eu considero o MonoDevelop um editor leve e com boas funcionalidades. Para projetos de pequeno e médio porte, não há dúvida que ele dará conta do recado. Sua versão padrão não acompanha nenhum tipo de controle de versão de arquivos, porém, isso poderá ser resolvido através de plugins adicionais, ou até mesmo, de clientes de controle de versão como o Tortoise.

Visual Studio C#

Mesmo o MonoDevelop sendo uma boa opção, não podemos deixar de comentar sobre a integração do Unity3D com o Visual Studio C#, o editor da Microsoft bastante conhecido dos programadores de .Net. Se você já utiliza esta IDE, há várias vantagens em manter o ambiente de desenvolvimento. Nesse caso, teremos duas formas distintas de integração, uma para a versão Pró (paga) e outra para a versão Express (gratuita).

Para a versão paga, não há segredos. Basta o programador seguir os passos 1, 2 e 3, clicando em Browse e selecionando o executável do editor da Microsoft.  Já a versão Express, tem uma significativa limitação. Além de um erro na opção de sincronizar o projeto (que mostrar ainda o nome do MonoDevelop), a integração com esta versão do editor, não permite que o programador clique no Script e abra a IDE automaticamente mostrando o código para edição. O impecilho pode parecer pequeno, mas com o tempo pode realmente atrapalhar o desenvolvimento.

Para solucionar este problema, há algumas soluções alternativas. Abaixo listo uma das mais simples.

1) Baixe o programa ClassExec, extraindo o .exe para uma pasta conhecida, por exemplo d:\visualUnity.

2) Crie um arquito BAT com o seguinte código:

 "d:\visualUnity\classexec.exe" %1 --class .cs

3) No Unity, siga os mesmos passos 1, 2 e 3 descritos neste post, selecionando o arquivo BAT recém criado como o seu editor externo.

4) Após clicar na opção para sincronizar, os arquivos de Script estarão agora relacionados corretamente ao Visual C# Express, permitindo que o programador utilize o clique duplo para editá-los.

Esta solução, aparentemente nada oficial, está resgistrada na própria wiki da ferramenta, confira.

Bom pessoal, seria isso. Espero que o post bem técnico tenha respondido as dúvidas. Até a próxima 😉

Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

8 Comentários em "Editor de Código para o Unity3D"

  1. Bruno Rafante 19/09/2011 at 12:02 - Reply

    Ficou muito bom o tutorial.
    Eu tenho algo a acrescentar. O MonoDevelopment é realmente bom, mas com o VS há várias opções que realmente são uma “mão na roda” para qualquer programador como por exemplo o reSharper, por isso eu recomendo. Vou testar o SVN para desenvolvimento no Unity3d (já vi em algum lugar falando que ele funciona bem com o Unity) e vou postar aqui os resultados caso alguém se interesse

    • everton.vieira 19/09/2011 at 13:26 - Reply

      Legal Bruno!
      Poste sim, com certeza será de grande valia para o pessoal.

      • Leandro Vian 22/09/2011 at 17:00 - Reply

        Opa, e o podcast não deveria sair hoje? 😀

        abraços

        • everton.vieira 23/09/2011 at 00:40 - Reply

          Olá Leandro e pessoal,

          Como eu estava viajando, acabamos atrasando o episódio desta semana do PodAbrir. Pretendemos disponibilizar até, no máximo, este sábado. Fiquem ligados nos feeds e twitter 😉

  2. Bruno Rafante 23/09/2011 at 09:42 - Reply

    Opa,
    também estou esperando

  3. carina 14/03/2016 at 09:20 - Reply

    olá tudo bem? eu mudei no edit para o monodevelop mas no asset nao aparece a opção que vc tem ai . Aparece open c# project. vc saberia explicar pq ?

  4. Guilherme 30/05/2016 at 16:29 - Reply

    Como faço só para abrir um arquivo em 3D, com extensão .unity3d só para visualizá-lo

    • Everton Vieira 11/07/2016 at 09:30 - Reply

      Olá, Guilherme!
      Não sei se entendi bem a sua dúvida. Mas, você só irá conseguir abrir um .unity3d (arquivo de cena) através do editor Unity. Ele não é um arquivo 3D, mas sim um aquivo de cena do Unity. Ele usa um sistema de pastas como fonte para o projeto. Sendo assim, você deve abrir a pasta que contem a estrutura do projeto (assets, projectSettings, Library,etc). Depois do projeto aberto no unity, você poderá abrir o arquivo de cena.

Deixar um Comentário