Jogo Aberto : Burger Island

Olá Gurizada,

Pois é, mais um ano começa e estamos de volta trazendo mais informações e dicas da indústria de games para vocês.

O Blog inicia o ano contando com mais um colaborador para a equipe. Rafael Rodrigues, gerente de projetos com experiência em desenvolvimento de games há mais de 5 anos, irá comentar sobre padrões de desenvolvimento (SCRUM) e nos trará um panorama do mercado nacional.

O primeiro Post do ano será uma matéria da coluna Jogo Aberto. Seguindo o nosso arco de produções nacionais, falaremos hoje sobre a série  “Burger Island” da Paranaense TechFront.

Ficha Técnica
Categoria: Casual
Título: Burger Island 1 e 2
Plataforma: PC e Wii
Gênero:Time/Task Manager (Gerenciador de Tempo e Tarefas)
Desenvolvedor: TechFront (Curitiba-Paraná)

Burger Island é um jogo do tipo gerenciamento de tempo, o objetivo do jogador é fazer um quiosque de lanches funcionar e dar resultado. Os lanches devem ser preparados dentro de um tempo determinado e, mais importante que isso, de forma correta, com todos os seus ingredientes colocados na ordem da receita.

A partir do momento que o jogador vai avançando nas fases, novas receitas vão sendo liberadas para compra do jogador (com o dinheiro – pontos, das fases anteriores) e incorporadas no quiosque para venda.

O jogo casual foi o primeiro desenvolvido pela empresa TechFront. O tempo de desenvolvimento da primeira versão foi em torno de seis meses e contou com a colaboração de uma equipe composta por oito pessoas, entre elas, produtores, artistas, game designers, áudio designers, testadores e programadores. A equipe de desenvolvimento utilizou o Adobe Flash como a principal ferramenta para criação. Já a segunda versão ocupou a equipe durante oito meses e oferece muitos mais recursos ao jogador.

Com uma mecânica simples, o “Burger Island” é bem divertido e desafiador, o jogador sempre fica com vontade de ganhar mais pontos (dinheiro) para fazer o seu quiosque crescer e atender mais clientes.

Os gráficos do jogos são bem interessantes – principalmente os da segunda versão – com cores bem adequadas ao contexto do jogo.

O som, é outro elemento que torna o jogo legal e divertido, possui um ritmo contagiante e foi desenvolvido exclusivamente para o projeto.

Um dos pontos mais curiosos sobre o projeto foi a questão do aprendizado que a empresa adquiriu ao fornecer a versão para diversas plataformas. Inicialmente sendo um jogo para console, o game foi publicado no Sônico onde recebeu uma imensa receptividade. Após isso, Orkut e MySpace receberam versões, e logo, logo, uma versão para o facebook será lançada, diz Inaê Ribeiro – responsável pelo Marketing da empresa.

Tendo em vista esta abordagem de sucesso, Burger Island 2 foi lançado diretamente para Web e PC.

O que funcionou: a contextualização, gráficos, desafios e mecânica do jogo simples proporcionam aos jogadores bons momentos de diversão.

O que não funcionou: a escolha do nível de dificuladade inicial (kiddle size, regular, jumbo size) não aparentam serem realmente níveis de dificuladade diferenciados. Foi notado uma sensível mudança na velocidade dos pedidos, mas nada que justifique esses nomes de níveis impactantes.

Gostou? Quer conhecer melhor os games?

Burger Island 1 Comprar ou Experimentar

Burger Island 2 Comprar ou Experimentar

http://games.bigfishgames.com/br_burger-island/screen3.jpg
Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

Um comentário em "Jogo Aberto : Burger Island"

  1. Inaê 10/02/2011 at 13:43 - Reply

    Olá,

    Realmente ficou muito interessante a matéria, é sempre muito bom obter um ponto de vista de pessoas que entendem sobre o assunto!!

    Grande abraço

    Inaê Ribeiro

Deixar um Comentário