Jogo Aberto: Fiat Uno Color Race

Olá leitores do Abrindo o Jogo. Conforme comentado pelo Everton semanas atrás, hoje estamos inaugurando a coluna Jogo Aberto. Nela faremos análises dos principais projetos de games nacionais através do prisma de um desenvolvedor de games. Nosso primeiro projeto avaliado é o jogo Fiat Uno Color Race, um advergame para Iphone desenvolvido pela OvniStudios.

Ficha Técnica
Categoria: Advergame
Título: Fiat Uno Color Race
Plataforma: IPhone
Gênero: Corrida 3D
Desenvolvedor: OvniStudios (Nacional)

O Jogo foi desenvolvido em Unity3D durante dois meses e meio pela equipe da Ovni. Uma única pessoa projetou, programou e fez a gestão do projeto. O restante da equipe ficou dedicada a parte gráfica e ao som do game. O curto tempo, a capacidade de desenvolver com um time reduzido e a grande marca por traz do jogo mostram a maturidade da OvniStudios no desenvolvimento de jogos para dispositivos móvies.

Misturando corrida com estratégia, o objetivo é dirigir seu Fiat Uno em uma cidade incolor e dar uma volta em cada quadra da cidade. Ao fazer isto, a quadra ganha as cores e o estilo do seu Uno, que pode ser customizado no início do jogo.

O Jogo consiste de 20 fases. As primeiras são bastante fáceis e servem como tutoriais, porém as fases subseqüentes aumentam gradativamente a dificuldade do jogo.

A interface e os controles são bastante simples e intuitivos. Existem dois pedais onde o jogador pode acelerar e freiar o seu carro, enquanto a direção é controlada movimentando o próprio Iphone.

A a partir da fase 3, alguns “inimigos” são enviados para atrapalhar o jogador, porém só foi possível percebê-los na fase nove. Eles só se tornam um desafio nas fases finais.

Nas últimas fases, onde a área que deve ser “pintada” é bastante grande, é bastante fácil se perder, um mini-mapa mostrando as áreas restantes seria de grande valia.

O que não funcionou: Ao meu ver, a principal falha do jogo (que é um Advergame) está no fato de não reforçar a marca suficientemente. Após a primeira tela, onde o jogador pode customizar o seu carro, é possível  esquecer que está dirigindo um Uno depois de alguns minutos de jogo.

O que funcionou: Fiat Uno Color Race é um jogo com um objetivo e controles simples, com uma interface bastante coerente e o mais importante, divertido. Este jogo definitivamente mostra a maturidade da OvniStudios e consequentemente da industria nacional.

Abaixo confiram o vídeo de divulgação do game.

Postado por: Henrique Vilela
Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

8 Comentários em "Jogo Aberto: Fiat Uno Color Race"

  1. Leandro 10/11/2010 at 11:08 - Reply

    O que me chamou atenção foi o fato dele ter feito o jogo em 2 meses e meio, tendo atuado sozinho em várias áreas. Realmente impressionante. :)

  2. everton.vieira 10/11/2010 at 13:42 - Reply

    O mercado de advergames no Brasil é um ótimo caminho para quem quer trabalhar com games. Porém nem tudo é um céu de brigadeiro. Nesse mercado há muito do competitivo mercado publicitário, que exige muita criatividade e ações rápidas para tornar o seu cliente competitivo. Um advergame não poderia ultrapassar muito esse período de desenvolvimento. Caso contrário, corre o risco de perder o seu objetivo – que seria divulgar uma marca, produto ou ideia.

  3. everton.vieira 10/11/2010 at 20:48 - Reply

    Observação:
    O game foi projetado, programado e gerenciado por apenas uma pessoa. Porém, obviamente, houve uma equipe de artistas (4 pessoas) envolvida na parte gráfica do projeto.

  4. Rodrigo 11/11/2010 at 08:42 - Reply

    É um jogo de corrida diferente, lembra De Blob e outros jogos mais antigos como W*Bert (não sei se é assim que se escreve) e até o pac man.

    O mais bacana é que é grátis e não se resume a um jogo muito simples como outros advergames. Na minha opinião está melhor que muito jogo pago na appleStore. Na loja do Brasil então é o melhor de corrida e um dos melhores Free disponíveis.

  5. Jonas 11/11/2010 at 10:46 - Reply

    Belo jogo, viciante… parabéns!

  6. James 11/11/2010 at 10:47 - Reply

    Testei esse jogo um dia desses e achei muito bom. Principalmente por ter saido do cliche de corrida.

    Parabens aos envolvidos.

  7. Henrique Vilela 11/11/2010 at 12:03 - Reply

    Concordo com o James. Criar um jogo que envolve um carro e conseguir fugir do tema corrida é complicado.

  8. Felipe melo de lima 21/04/2014 at 17:34 - Reply

    tentei baixar no ipad e apareçeu sem resultados

Deixar um Comentário