Jogos casuais – Mercado em franca expansão

Olá pessoal,

a bola da vez no mercado de apps para celulares são os jogos casuais com uma incrível curva de crescimento. Diferente dos jogos hardcore, que tem uma lógica muitas vezes complexas, exigem um ritmo de jogo forte  e uma boa dedicação de tempo para completar os objetivos. Os jogos casuais, a exemplo do Angry Birds, possuem uma jogabilidade bem simples, são objetivos e, quando bem projetados, são muito viciantes.

A melhor parte para nós, desenvolvedores de games, é que o custo de produção de jogos casuais é muito, mas muito menor do que um game hardcore. No entanto, aos olhos dos indies esses custos ainda podem parecer altos.

Vejam que interessante a compilação dos dados feita pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, reproduzida abaixo na íntegra.

Tendência: Brinquedos para celular

Os aplicativos seguem em alta. Até maio de 2011, a APP STORE registrou mais de 15 bilhões de downloads. Na ANDROID MARKET, foram 4,5 bilhões.


Quente – Redes Sociais: A fascinação do brasileiro por redes faz com que a população queira acessar a sua conta pessoal e o perfil de amigos a qualquer hora. Aplicativos como Tweetdeck, Foursquare e o Instagram estão em alta.

Esquentando – Jogos Casuais: Os games que não precisam ter uma continuidade estão se popularizando no país. A facilidade dos jogos faz com que o usuário aprenda as regras com rapidez e possa se divertir a qualquer momento. Os aplicativos Angry Birds e Bejeweld têm feito a cabeça dos aficionados.

Morno – Serviços: Os aplicativos de serviço, como bancos e supermercados, não vêm sendo valorizados pelos usuários: foram incorporados como serviço básico.

Frio – Só o funcional: Aplicativos que mostram as funcionalidades de um smartphone caíram em desuso. Os usuários desses aparelhos já entenderam bem as características do seu telefone e querem mesmo é novidade.

Então é isso pessoal, não podemos perder o timing. Na opinião de vocês, qual a tendência para nossa área? Casual games? Hardcore games? … ?

Autor: Rafael Rodrigues Ver todos os posts de

4 Comentários em "Jogos casuais – Mercado em franca expansão"

  1. Aecio Lima 05/09/2011 at 15:51 - Reply

    Olá. No texto está 15 milhões de downloads da App Store, quando na verdade foram 15 bilhões.

    Na minha opinião, tem espaço para todos as categorias de jogos em um celular ou tablet: desde um simples jogo da velha até um fps. O que conta é a inovação e pra nós desenvolvedores, claro, a divulgação.
    Mas cada vez mais, estamos vendo jogos/aplicativos com uma jogada mais social.

    • everton.vieira 05/09/2011 at 17:54 - Reply

      Olá Aecio, agradecemos a observação!

Deixar um Comentário