Lawn Mower Madness

Olá gurizada,

Informando aos novos leitores, o Abrindo o Jogo foi criado para fomentar a comunidade em relação ao desenvolvimento de jogos no País. Este esforço não está direcionado apenas a motivação, mas principalmente na preparação que o profissional deve ter antes de pensar em ingressar na indústria. Dentro deste contexto, e com grande orgulho, trago hoje para vocês o primeiro game desenvolvido por alunos da pós graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais SENAC- Pelotas.

Inicialmente apenas um trabalho da disciplina de WebGames do curso, Lawn Mower Madness é um exemplo do que dedicação, estudo e amor pelos games pode fazer.

Enxergando um game com potencial para a APP Store, o aluno e colaborador do blog Henrique Vilela, resolveu ir um pouco além do que a disciplina propunha e montou uma equipe para desenvolver um game de corrida para o aplicativo móvel da Apple.  O time multidisciplinar foi composto por:

  • Henrique Vilela (desenvolvimento)
  • João Sinoti (level design e Versão iPhone/iPad)
  • Pedro Nunes (criação dos carros e cenários)
  • Gissele Cardoso (criação dos personagens, animais e interface 2D)
  • Fábio Sinoti (som e level design)

Todos eles são colegas de trabalho de Henrique e também viram um potencial no projeto. O trabalho em equipe foi fundamental, dentre os colegas, destacamos João Sinoti, também aluno da Pós Graduação que já desenvolvia aplicativos para o Iphone.

Durante o desenvolvimento, surgiu a notícia de um concurso oferecido pelo site Kongregate, o Unity3D Game Contest. Sendo assim, além da ótima plataforma para publicar o seu game e coletar feedbacks, o famoso site também serviria como um incentivo de verba para a equipe. Estava ai traçado o prazo de entrega do projeto (além claro, do prazo estipulado pela disciplina 😉 ). Era um grande desafio. Apenas nos horários livres, a equipe teria menos de um mês para desenvolver o game e dominar a tecnologia do Game Engine Unity3D – abordado apenas nas próximas disciplinas do curso.

Nestes momentos que a dedicação pela área de games, somada a capacitação e conhecimento acumulados até então pela equipe, fizeram a diferença. Lawn Mower Madness, um divertido game de corrida com cortadores de grama, foi publicado ontem no Kongregate e está concorrendo ao prêmio oferecido pela Unity.

Além do Game Engine, ferramenta fundamental no projeto, o time utilizou o 3DStudio para modelagem, ZBrush para texturização e Photoshop para interfaces 2D.

Não deixem de conferir como ficou o game e de dar várias estrelinhas ;). Ahh claro, não esqueçam de deixar um comentário para os desenvolvedores aqui no blog.

Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

6 Comentários em "Lawn Mower Madness"

  1. Henrique Vilela 15/02/2011 at 00:39 - Reply

    Ae Everton, valew a forca! 🙂

  2. Fabiano Bitar 15/02/2011 at 10:34 - Reply

    Quero mais uma vez deixar meus parabéns para os colegas e seus colaboradores que se dedicaram (por amor, como disse Everton) a desenvolver este jogo divertido. Confesso que o jogo criou uma certa competição entre os colegas de empresa… “Quem é o mais rápido?” Com certeza a Kongregate terá um papel fundamental no crescimento e aprimoramento do jogo, tanto com feedback de pessoas de todo o mundo, tanto com a integração de uma pseudo-multiplayer, pois no momento que jogamos “competindo” com amigos do Kongregate, o jogo se torna mais sedutor e viciante.

    Parabéns galera.

  3. Henrique Vilela 08/04/2011 at 09:26 - Reply

    Este jogo agora está disponível para iPhone, iPod e iPad.
    http://itunes.apple.com/us/app/lawn-mower-madness/id420670876

  4. Raul Manenti Neto 29/04/2011 at 16:20 - Reply

    caramba, mto bom trabalho !!!
    Fiz questão de comprar, principalmente por ser um projeto BR, logo verão um review no sobcontrollers.com galera o/

  5. Henrique Vilela 08/05/2011 at 01:16 - Reply

    Gostaria de anunciar que este jogo agora também está disponível para Android.
    https://market.android.com/details?id=com.hvilela.LMM

  6. lUis 13/05/2013 at 21:19 - Reply

    Bem, tem tempo esse post, mas deixo aqui a minha parabenização pelo excelente jogo. Só de saber que essa ideia saiu de uma sala de aula, onde os estudantes puderam colocar em prática e ganhar dinheiro com isso, já é gratificante.
    No mais, deixo uma opinião: Creio que seria interessante implementar um “retrovisor” … uma tela que possamos ver o outros carros, dando a chance de desviar das maçãs. Talvez não seja mais possível implementar nesse projeto, mas quem sabe essa opinião possa servir para outros.

    Abraços.

Deixar um Comentário