Leitor no Controle – Side Scrolling com Game Maker

Olá pessoal,

Graças ao leitor Otávio Ortiz, temos o primeiro Leitor no Controle de 2012. Expert no assunto, Otávio traz dicas de como montar um game side scrolling utilizando o engine Game Maker, que aliás recentemente ganhou uma nova versão compatível com HTML5.

Reforço que os demais leitores podem – e devem, seguir o exemplo do Otávio enviando o seu artigo ou tutorial para contato@abrindoojogo.com.br

Como fazer o efeito side scrolling no game maker

Neste tutorial vou mostrar como adicionar o efeito side scrolling no game maker. O primeiro passo é criar um personagem, se você tiver dificuldade com isso, consulte este outro post.
Bom, começamos criando uma room comum. Para a tela deslizar, precisamos ter uma room maior do que o campo de visão total então nas configurações, clique na aba setings vá até a área width e coloque 2000.
Se você executar o game agora, ele mostrará toda a área da room de uma vez só, então precisamos de uma view que mostrará somente a área que precisamos. Clique na aba views, agora marque a caixa enable the use of views. Desta maneira você está habilitando o uso de áreas visíveis da room. Em seguida marque a caixa visible when room starts para que o game já inicie com uma view ativa. As configurações x,y,w e h são para posicionar o retângulo visível.
Agora só falta fazer seguir o objeto. Para isso clique no botão de object following. Surgirá uma lista de seus objetos, selecione o seu personagem ou o objeto que você quer que a câmera siga. As configurações Hbor e Vbor servem para marcar a distancia horizontal e vertical que a câmera deve manter do objeto. As configurações Hsp e Vsp são a velocidade horizontal e vertical da câmera enquanto segue o objeto.
E é isso, agora é só executar e ver a câmera seguindo o seu objeto,  este efeito é conhecido com side scrolling. Espero ter ajudado, um abraço a todos e qualquer sugestão utilize os comentários. Para dúvidas sobre esta técnica ou qualquer outra, utilizem o fórum  do AoJ, lá tem um área só sobre Game Maker a qual sou moderador. Até ;)

Otávio Ortiz

Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

7 Comentários em "Leitor no Controle – Side Scrolling com Game Maker"

  1. Bárbara 30/03/2012 at 09:17 - Reply

    Parabéns pela iniciativa, Otávio!
    A seu exemplo, se eu soubesse alguma coisa que interessasse os seguidores do AoJ eu também faria um tutorial.

    Acho que vou fazer algumas experiências no Game Maker nas férias de julho, e como nunca mexim provavelmente vou começar fazendo um side scrolling.

    • Otávio Ortiz 31/03/2012 at 09:57 - Reply

      Obrigado Barbara, com o seu interesse na área de games tenho certeza que logo logo, terá algum tutorial para compartilhar com a galera do AOJ.
      Aconselho fortemente que estude o Game Maker você não irá se arrepender, alem de ele ser uma ótima ferramenta de produtividade, os conceitos que você aprender nele empregará em qualquer outra engine ou linguagem direcionada a games que você utilizar futuramente.

  2. Michael 10/10/2012 at 22:46 - Reply

    como já faz tempo que este post foi publicado eu acho que talvez nem vá ler o comentario,mas caso leia me diga se dá pra fazer isto no GM Pro 8.1 pois nao consegui achar estas funçoes e minha versao é profissional registrada.
    Responda por email por favor, mikenandosilver@gmail.com.
    Desde já agradeço,obrigado.

    • Otávio Ortiz 20/03/2014 at 22:25 - Reply

      Olá Michael! Entrarei em contato com você para entender melhor oque precisa ;)

  3. William O. De Lacerda 05/11/2012 at 21:30 - Reply

    Muito legal. Valeu pela dica. O site é muito legal. Comecei este ano a desenvolver games e to consumindo tudo que posso. O site tem textos bem interessantes. Aguardo ansiosamente os cursos e tutoriais.

  4. Leandro Vian 25/03/2014 at 11:47 - Reply

    Algum motivo especial pras screenshots terem o nome da engine como “Gay maker 8.1 …. ” ? hahaha

    • Kaio Cesar 16/12/2015 at 22:17 - Reply

      Programa Craqueado kkk

Deixar um Comentário