Meu projeto mais importante

desenhoLucas2Olá pessoal, quero iniciar este post agradecendo os acessos, e dizer que fico muito contente quando vejo o blog, a cada semana, aumentando sua popularidade. Nossa proposta (coloco o Alessandro junto nessa) é compartilhar um pouco de nossa experiência relacionada ao desenvolvimento de jogos. Para isto, a motivação são os acessos, comentários e feedbacks de vocês.

Falando em experiência, agora em Junho, estarei completando 5 anos desde que iniciei meu primeiro projeto profissional na área de jogos, um simulador de vendas desenvolvido para uma grande multinacional. O objetivo deste Serious Game, era instruir o vendedor a destacar os benefícios dos produtos, ao invés de suas características. O game replicava uma loja com vários produtos e clientes, onde o jogador deveria identificar a necessidade do consumidor, oferecendo o produto mais adequado. Foi um grande desafio, mas proporcional a satisfação de entregá-lo com sucesso. Desde então,  participei com minha equipe de mais de 15 projetos de jogos sérios. Atendendo as maiores empresas do país, situadas nos mais diversos segmentos do mercado.

Por incrível que pareça, o título deste post não diz respeito a nenhum destes projetos, mas sim a um que começarei em breve, de significado muito especial para mim, onde o cliente é o artista da ilustração acima.

Neste final de semana, estava observando meu filho de 7 anos jogando videogame. Ele adora jogar, tanto que, se eu não controlar, passa o final de semana tranquilamente sem comer ou ir ao banheiro (Minha mãe diz que sabe de quem ele puxou isto :P). O encanto dele com os jogos é inspirador. Na maioria das vezes, mesmo em jogos single player, faz questão que eu esteja sentado a seu lado para vê-lo jogar. Outras vezes faço o papel de narrador da história, já que a maioria dos jogos estão em inglês. Isto me fez perceber o quanto ele se parece comigo, pois, quando tinha sua idade,  também mergulhava neste mundo mágico dos games. Claro que jogo até hoje, mas não é a mesma coisa, nem tão pouco com a mesma frequência.

Neste final de semana, me dei por conta de uma questão interessante, mesmo com infâncias parecidas, havia uma diferença grande entre a gente. Ele, ao contrário de mim na época, tem um pai que sabe criar jogos. E, por incrível que possa parecer, nenhum de nós tinha percebido isto :D. Bom, não deu outra, arrumei mais um projeto para desenvolver, e podem ter certeza, será o mais importante que já fiz. Até porque, não tenham dúvida, o cliente é tão exigente quanto os tantos que já trabalhei.

Nas próximas semanas, vou focar no projeto de jogo, levantando todos os “requisitos ” com o meu “cliente”. Em seguida pretendo utilizar algum motor free, ou de baixo custo, para implementá-lo. Estou entre três opções : Game Maker, Torque e Unity3D. São motores que estão em evidência atualmente, e que não tenho muito contato (já servindo como uma boa pesquisa em tecnologias). Descarto utilizar ActionScript ou Java, linguagens que tenho conhecimento maior, pois, como meus clientes de mercado, este mais que especial, não vai esperar até o natal para ver seu jogo pronto 🙂

Bom, pessoal estarei disponibilizando aqui no blog o resultado para vocês analisarem.

Um grande abraço!!

Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

6 Comentários em "Meu projeto mais importante"

  1. Lucas e olga 05/06/2009 at 01:09 - Reply

    Tatata obrigado por ter falado de mim, eu adoro passar o fim de semana contigo jogando ou vendo filme e fico muito feliz de fazer parte deste teu projeto te amo! muito.
    Ass: Lucas

    Com certeza esse séra o teu melhor projeto, afinal quem esta a te inspirar é nada menos que a pessoinha mais importante da tua vida.
    Sucesso pra ti sempre! 🙂
    bjão

  2. Cissa Baini 05/06/2009 at 17:13 - Reply

    Que coisa mais amor isso!!

    Sobre o que vai ser o jogo? Tô curiosa!
    Posso jogar? 😛

    Beijos!

  3. Diego Mena 29/06/2009 at 15:59 - Reply

    Ola Boss,

    Meu caro tenho acompanhado diariamente seus POSTS. O que posso dizer é que não esperava outra coisa de vc. Quando se dedica em fazer alguma coisa, se entrega de cabeça e faz muito bem.

    Agora, na minha hora do almoço, tirei alguns minutos para escrevê-lo. Demorei demais para dar sinal de vida no seu Blog.

    Fiquei feliz deste seu post em especial … Vc e o Lucas merecem td de bom nessa vida. Meu pai sempre foi o meu herói, como o vc é para o Lucas… Quando o projeto terminar me avisa?!? Ficaria feliz de saber se o Lucas ADOROU o game!!!

    Saudades suas meu amigo… Incrível como uma pessoa possa significar tanto para a gente … o pouco tempo que convivemos e trabalhamos juntos pude aprender valores que levo para a minha vida toda.

    Parabéns pelo projeto e iniciativa.

    Muitas felicidades para vc e Lucas!

    Saudades amigo!

    Abraços

    Diego Menna

    • Everton Baumgarten 29/06/2009 at 17:19 - Reply

      Olá meu querido!

      Podes ter certeza que a recíproca é verdadeira, posso repetir exatamente as mesmas palavras ao me referir a você. Convivi com muitas pessoas, dentro e fora do travalho, mas pouquissímas possuem o carácter, a integridade e a sinceridade que você demonstrou durante o tempo que trabalhamos juntos. Mas as coisas na vida são assim mesmo, as vezes mesmo com pouco tempo de convívio conseguimos construir uma grande amizade. E mesmo longe, podes ter certeza que o pensamento esta perto. Muiiitas saudades meu grande amigo.

      Estava sentindo falta da sua presença aqui no blog, espero que seja a primeira de muitas 😀

      • Diego Mena 29/06/2009 at 17:28 - Reply

        Com certeza meu querido!!!!
        Vou ser mais ativo sim!!!
        Abraçao e sucesso!!

  4. Bárbara 29/10/2011 at 21:38 - Reply

    Eu fui muito mais narradora de games do que jogadora, para o meu irmão caçula.
    Agora ele está com vinte anos e ainda jogamos aventuras gráficas juntos, independentemente de um estilo de jogo iminentemente de 1 player.

    Parabéns pelo projeto!

    Me identifiquei muito com ele, sobretudo pela fase do RPGMaker (não se sinta ofendido. Éramos duas crianças e hoje ele é o único que está estudando na área).

    Boa sorte!

Deixar um Comentário