Niklas Jansson´s Art Tutorial – Traduzido para Português

Olá pessoal, este é meu primeiro texto para o Abrindo o Jogo.

Depois da entrevista que fiz o ano passado fui convidado para participar também do Site.
Achei a proposta interessante, mas decidi pensar um pouco sobre como poderia contribuir de uma forma bacana, sem apelar para re-posts ou assuntos já manjados.

Para facilitar a minha tarefa, vou focar os assuntos na área de Arte para games, mais precisamente a etapa de Arte Conceitual. Acho mais justo deixar o 3D e o Pixel-Art para outros Colaboradores; que lidam com isso diariamente. Assim não corro o risco de escrever sobre algo que não experimentei de fato.

Sendo assim, deixa mostrar o que trouxe para vocês hoje…

A tradução do melhor Tutorial para Artistas Digitais!

Já há algum tempo quis traduzir o famoso tutorial escrito por Arne Niklas Jansson. Provavelmente você não conhece nenhum dos dois (o sujeito e o artigo que ele escreveu), mas bastam alguns meses lendo os diversos Fóruns da Internet para saber como esse artigo é altamente recomendado a todos que querem melhorar o desenho e a pintura.

Niklas Jansson é um artista que já está há um bom tempo nesse ramo. Ficou bastante conhecido na área pelos ‘re-designs’ de jogos antigos: análises, descrições dos elementos dos jogos, idéias alternativas para jogabilidade e o mais fantástico (na minha opinião), sua excelente habilidade com Arte Conceitual.

Infelizmente o material publicado de Niklas não é muito – digamos – organizado. Os textos podem parecer confusos e há muita coisa perdida nas páginas de seu antigo site. Quem se interessar, pode visitar os links que cito no final do artigo e desvendar por si só todo esse vasto conteúdo. É uma tarefa para poucos, mas a recompensa é valiosa. Garanto.

O artigo ‘The Art Tutorial’ foi escrito originalmente em 2005. De lá pra cá muita coisa mudou no processo de criação de Arte Digital (softwares foram atualizados, técnicas foram inventadas), mas o conteúdo do texto permaneceu atual, por se tratar de conhecimento teórico e dicas realmente úteis…

Eu confesso que levei anos pra traduzir esse tutorial.

Na verdade, a tradução do texto foi feita em alguns dias, mas para entender e experimentar o que o autor explica foi necessário alguns bons anos e alguns insights, que aos poucos criavam conexões com o que Arne compartilha no artigo.

Para quem esta começando a desenhar agora, talvez o artigo não pareça tão legal assim. Mas se você já tem uma certa quilometragem com o Lápis e a Tablet, recomendo imprimir e guardar como referência. Volta e meia é bom ter o texto em mãos para relembrar algumas das dicas.

Após escrever para o autor (pedir a liberação para publicar, etc.) descobri que existia um outro texto, um pouco mais recente, com alguns pensamentos sobre Arte e Design. Achei válido gastar um tempo a mais e trazer, para a comodidade da nossa língua, algumas idéias dessa Mente-Criativa.

É isso aí!

Espero que gostem, experimentem e coloquem algumas das dicas em uso assim que possível.

Aqui o Link para o artigo traduzido.

Ah! Vamos usar os comentários aqui do Abrindo o Jogo para estender o assunto. Se houver dúvidas sobre os termos traduzidos, questões sobre os tópicos abordados, etc. Basta perguntar.

Outros Links relacionados:

Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

4 Comentários em "Niklas Jansson´s Art Tutorial – Traduzido para Português"

  1. Magno Medeiros 25/01/2012 at 01:12 - Reply

    Ótima contribuição Dado, de fato, é um ótimo tutorial.
    Não sou artista certo, mas gostei muito do material.

    Gostaria só de dar uma contribuição técnica sobre a edição do texto.
    O documento tem o Índice com a numeração das páginas, só que as páginas ao longo do documento não estão enumeradas.

    Outro ponto, dessa vez é preferência pessoal, seria ‘justificar’ todo o texto e indentar a primeira linha de cada parágrafo.

    São apenas alguns conselhos para melhor organização do documento, apesar de você já ter feito a melhor parte em organizar a “bagunça” de Niklas. x)

  2. Marcelo Martins 25/01/2012 at 12:24 - Reply

    Oi Dado,

    Que material sensacional! Mesmo para mim, que sou completamente leigo no assunto, me pareceu muito compreensível. Certamente vou ler com calma para poder conversar com colegas artistas com mais propriedade.

    Grande abraço!

  3. Dado Almeida 26/01/2012 at 10:11 - Reply

    Legal saber que pode ser útil para outras áreas.

    @Magno Medeiros: Valeu pelas dicas. Há anos não usava um Editor de Textos. Acho que consegui deixar o documento um pouco mais organizado só alterando o alinhamento.

    @Marcelo Martins: É sempre bom ter assunto com esses ‘Artistas’, rs. Esse artigo compila muitas dicas que, ao longo dos anos, li em diferentes livros.

  4. Rinaldo 18/02/2012 at 17:02 - Reply

    Deve ter dado pro Dado ( =P )um trabalho violento traduzir isso. tava lendo, esse Niklas Jansson realmente é uma figura. resolvi dar uma olhada no original, realmente ele não só traduziu não. na minha opinião, tá bem mais facil de entender a versão do Dado do que a Original.

    Engraçado como nós sabemos algumas coisas e nem imaginamos que existia um termo técnico, como a Perspectiva Atmosférica.

    O Curioso é que até nos desenhos “simples” que serve pra mostrar o conceito, como aquela parte das sombras, é bem feito. normalmente nesse tipo de material, costuma ser um desenhos chapados e sem cor. Aqui até eles são bem feitos..

    Sub-Surface Scattering, também, conceito que não imaginava…
    Sou programador, mas adoro desenhar. Sem duvida vou sentar e tentar tudo o que esta aqui. Obrigado Dado.

Deixar um Comentário