PodAbrir 02 – Há Algo de Errado com a Indústria?

Olá gurizada,

Estamos de volta com mais um PodAbrir. Nesse segundo episódio eu e Alessandro conversaremos um pouco sobre a indústria de jogos. Será que há algo de errado com ela hoje? Mesmo movimentando dezenas de bilhões de dólares, esse mercado poderia estar enfrentando uma crise de criatividade?

 

Na conversa de hoje, também vamos tentar encontrar um motivo para algumas franquias não receberam títulos a sua altura.Em um post antigo aqui no blog – Os Injustiçados – fiz uma listagem de franquias que sofrem com a maldição de jogos ruins. O que faltaria para que Sonic, The Ghostbusters ou Simpsons receberem um bom game?

Confira o episódio e participe nos comentários! Quer participar por e-mail? Legal, mande suas dúvidas ou sugestões para contato@abrindoojogo.com.br. Leremos o seu e-mail no ar ;)

Participantes: Everton Vieira e Alessandro Nornberg

Categoria: Indústria de games

Links comentados nesse episódio:

PodCast

Siga o nosso podcast em http://abrindoojogo.com.br/feed/podcast. Para o Itunes, basta copiar e colar este endereço em “Advanced – Subscribe to podcast…”. Porém, ainda estamos no aguardo da homologação na Store.

Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

4 Comentários em "PodAbrir 02 – Há Algo de Errado com a Indústria?"

  1. Leandro Vian 17/08/2011 at 10:57 - Reply

    Bahh galera, tava escrevendo o post ontem mas acabei perdendo o texto com uma queda de energia, então passo aqui pra dizer que gostei do assunto levatando pelo email do Vinícius e que o pacing do batman me agradou pois me fez entrar no clima “batman” e aumentou a sensação de que as coisas foram ficando mais feias conforme o jogo avançava.

    Sobre a indústria, acho que como gamer, percebemos quando uma franquia está sendo “ordenhada”, e embora seja uma saída válida para as empresas, muitas vezes ela não é feita da forma certa ou ideal e com isso quem perde somos nós. Isso refletiu em mim de forma que a maioria dos jogos que comprei nos últimos tempos foram indies, justamente pelos aspectos levantados no podcast.

    Concordo com o que o Alessandro falou sobre a “divisão” da indústria, acredito que fecha bem com o que o Marcelo Martins comentou alguns posts atrás.

    abraço

    • luiz.nornberg 18/08/2011 at 00:37 - Reply

      Olá Leandro.

      Hoje ao acessar o Steam (caramba, me liguei que acesso todo dia!) me deparei com o anúncio enorme da pré-venda do “CALÓFIDÃTI” MW3. Contando só a série principal, este seria o Call of Duty 8. Mas como disse no podcast, mais um CoD é bem vindo, porque é outra história e para que curte o gênero, é uma nova chance de jogar. Ao terminar Mass Effect 2 fiquei com o gostinho de quero mais. Estou esperando o 3. Não precisa de nova engine nem nada – apenas mais do mesmo para eu seguir jogando. Quero mais história, viver um pouco mais naquele universo.

      No entanto, quando passamos a ver (quase que) somente franquias sendo re-lançadas pelos grandes, ou então, títulos diferentes mas muito parecidos com o que já existe, então temos um grande problema na indústria.

      Felizmente, há o que possamos fazer a respeito. Em primeiro lugar é, como tens feito, adquirir mais jogos indie, fortalecendo essa segunda indústria, dando mercado para ela. Em segundo lugar, é criar mais jogos inovadores! Não esqueçamos que temos esse poder em nossas mãos!

  2. Marcus Braga 25/07/2012 at 11:19 - Reply

    Boenas, conheci agora o podcast de vcs e gostei muito estão de parabéns. Desde pequeno tenho o sonho de desenvolver jogos e já tenho 31 anos e até hoje não fiz quase nada para realizar esse sonho. Ultimamente ando escutando diversos podcasts sobre games e acabei conhecendo vcs. Vou escutar todos e vou pedir umas dicas.

    • everton.vieira 26/07/2012 at 10:14 - Reply

      Olá Marcus,

      Pode contar com a gente para tornar este sonho realidade :)

Deixar um Comentário