PodAbrir 03 – Android – Mercado e Tecnologias

Olá gurizada,

Quinta-feira é dia de PodAbrir. Neste episódio, falaremos sobre o mercado e tecnologias de games para a plataforma Android. Quais são as ferramentas? Qual a melhor linguagem? Qual é a melhor forma de divulgar o meu game? Na conversa de hoje responderemos a todas essas perguntas, comentando ainda um pouco sobre a Android Market, compra da Motorola e outras dicas. Não perca ;)

Participantes: Everton Vieira e Alessandro Nornberg

Categorias: Indústria de games e Negócios

Links comentados nesse episódio:

PodCast

Siga o nosso podcast em http://abrindoojogo.com.br/feed/podcast. Para o Itunes, basta copiar e colar este endereço em “Advanced – Subscribe to podcast…” ou acesse direto na store por aqui.

Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

15 Comentários em "PodAbrir 03 – Android – Mercado e Tecnologias"

  1. Diogo Moraes 25/08/2011 at 10:05 - Reply

    Não estou conseguindo rodar o podcast nem pelo player embutido, e nem consigo baixar o arquivo :(

    • everton.vieira 25/08/2011 at 17:30 - Reply

      Olá Diogo,

      Acabo de testar as formas de acesso e não identifiquei problemas. Você pode tentar novamente para certificar-se?

      • Diogo Moraes 26/08/2011 at 15:11 - Reply

        Pior que nenhum dos computadores aqui do trabalho conseguem fazer o download. Vou pegar em casa mesmo :D

  2. Sinoti Junior 26/08/2011 at 16:02 - Reply

    Aiii Marcelo Tust, cabeçudo!!! :D

    Muito legal o post.

    Parabéns

  3. Marcos Götze 27/08/2011 at 00:44 - Reply

    Ae pessoal, tava pensando em fazer um artigo pra faculdade sobre desenvolvimento para android, esse podcast me deixou bem entusiasmado. vlw

    • luiz.nornberg 28/08/2011 at 16:33 - Reply

      Legal Marcos. Atingimos nosso objetivo então, que é de motivar a comunidade nessas tecnologias. Se escreveres este artigo, nos envie – gostamos de ver este tipo de trabalho.

  4. Leandro Vian 28/08/2011 at 00:49 - Reply

    Opa galera, até me asustei ao ouvir meu nome hehehe, agradeço a lembrança, porém se acompanho o site é pq o conteúdo apresentado aqui é de qualidade. ;)

    Em relação ao assunto do podcast, gostei muito dos pontos abordados em relação aos dados do android(dados sobre crescimento, curiosidades do desenvolvimento e entrevista com o Thiago) realmente com um mercado com esse tipo de crescimento e alcance, vale muito a pena investir nele. Achei interessante a lembrança do Unity, “fuço” nele quando tenho tempo mas somente na versão free, pena que para o desenvolvimento pra android é necessário Unity Pro, além disso agora com o Union é uma opção a mais pra distribuir um game criado no Unity3D.

    Eu tinha lido sobre a compra da Motorola pela google na osnews e realmente foi uma jogada de mestre, pois a quantidade de patentes é absurda, tendo em vista a aliança Microsoft/Apple pra comprar patentes pra boicotar a google.

    Grande abraço e fico no aguardo pelo curso de devel em android. ;)

  5. Marcelo Martins 30/08/2011 at 17:23 - Reply

    Pessoal,

    Parabéns por mais um episódio.

    Certamente o Android é mais uma excelente opção para desenvolvedores independentes e de pequeno porte.

    Uma dica para quem quer se aventurar no Google Marketplace (ou qualquer outra loja digital): leiam com bastante atenção o contrato antes de lançar.

  6. Funereo 02/09/2011 at 10:28 - Reply

    Olá Pessoal,
    To acompanhando os podcasts e tá bem interessante os assuntos que voces trazem. Além dos posts do blog.
    Como estou iniciando nessa onda de podcasts, não sei qual o padrão dos podcasts. Mas eu gostaria “MUITO” que os arquivos de áudio fossem dividos por faixas, como os antigos CDs. Pois escuto no meu MP3 ou celular, e é bem difícil escutar um podcast na íntegra, e depois pra achar o ponto onde parei é chato. Seria como um jogo sem save.
    Bom, fica minha sugestão, e estou aguardando um episódio da Unity3D, já que trabalhei muito com ela no meu TCC.

    abraços…

    • luiz.nornberg 02/09/2011 at 19:58 - Reply

      Olá! Pois é, de fato o padrão utilizado para manter a compatibilidade com os leitores de feed, incluindo o iTunes (muito requisitado) é um arquivo único. Se o seu celular aceita a instalação de aplicativos, procure um player específico para ouvir podcasts – eles devem apresentar a funcionalidade de retomar o áudio do ponto onde parou. Ou seja, nesse caso o recurso que você precisa é do player e não da mídia, ok?

      Mas é claro que buscamos facilitar para todos e eu não vamos te deixar sem uma solução: utilize o programa SlideAudio para dividir o arquivo em partes. É muito prático: após baixar o podcast, abra no programa, digite a duração de cada parte (digamos 5 minutos) e clique em “Slice” para ele gerar vários mp3 em uma pasta. Ok, é um quebra-galho, mas pelo menos é bem rápido de fazer.

      • Funereo 05/09/2011 at 09:37 - Reply

        Valeu pela dica e pela atenção. Estarei dividindo certamente os próximos podcasts.
        t+

  7. Hirozoid 10/02/2014 at 02:58 - Reply

    Olá, parabéns pelo trabalho!
    Tem como colocar todos os podabrir no feed? No podcast só tem a partir do podabrir 15 :/

    • Everton Vieira 16/02/2014 at 20:37 - Reply

      Olá,

      Tem sim, vamos corrigir o problema do feed logo.

  8. Joker 17/02/2014 at 05:11 - Reply

    Everton Vieira, vocês removeram o forum? Aqui está dando erro de dns.

    • Everton Vieira 12/03/2014 at 12:36 - Reply

      O fórum ainda não está no novo servidor. Assim que o reativarmos, comunicamos pela Fanpage.

Deixar um Comentário