PodAbrir 04 – Unity3D – Uma Ferramenta Profissional

Olá pessoal, mais um episódio do nosso podcast sobre desenvolvimento de jogos chegando. Nesta quinta-feira, eu e Alessandro falaremos sobre a ferramenta Unity3D, assunto bastante pedido pelos leitores. Abordaremos os aspectos técnicos da ferramenta, seu potencial, dicas de desenvolvimento, e a arquitetura por trás do engine.

Como de costume, não deixe de participar através de comentários ou e-mails ;)

Participantes: Everton Vieira e Alessandro Nornberg

Categoria: Técnico

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PodCast

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Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

14 Comentários em "PodAbrir 04 – Unity3D – Uma Ferramenta Profissional"

  1. Sinoti Junior 08/09/2011 at 15:28 - Reply

    Bah realmente é absurdo a diferença entre uma dublagem e a outra, a recusada é muito melhor, mas mesmo assim fica horrível um jogo dublado! :P

  2. everton.vieira 08/09/2011 at 15:30 - Reply

    Novo link para o vídeo com a dublagem do estúdio nacional ;)

  3. Alessandro 08/09/2011 at 17:07 - Reply

    Muito bom o podcast.

    Vocês poderiam depois publicar alguns tutoriais ensinando a utilizar o Visual Studio 2010 com a Unity. Eu já utilizo o visual studio e é uma das melhores sdks que eu já utilizei.

    Realmente é uma pena ainda não existir o suporte para Unity no Gnu/Linux, mas a esperança é a última que morre xD.

    Fiquei curioso sobre o curso de vocês. Quando vai ser? O que vocês pretendem oferecer nesse curso.

    No mais parabéns pelo podcast. Ansioso pelo próximo =D.

    Valeu galera e até mais.

    • everton.vieira 08/09/2011 at 20:54 - Reply

      Olá Alessandro,

      Em breve estaremos colocando alguns posts sobre como fazer a integração do Unity3D com os dois editores citados no podcast. Em relação aos cursos, nossa pretensão será lançar o curso de Unity nas últimas semanas de outubro. Como comentado, a metodologia é baseada no desenvolvimento, mostrando as features do editor através de cases práticos.
      Mais próximo a data, comentamos mais sobre o curso ;)

    • Bruno Rafante 15/09/2011 at 09:25 - Reply

      Olá Alessandro,
      Sou novo no Abrindo o Jogo conheci ontem, já adorei
      Só respondendo sua pergunta, eu sou programador .NET utilizo o Unity3d com o visual studio 2010 (vc tem razão visual studio é o melhor) basta que você mude as preferencias do Unity do padrão (MonoDevelop) para um a sua escolha (no meu caso foi o VS2010) e depois clicar em sync MonoDevelop
      Espero ter ajudado,
      Abraço

      • luiz.nornberg 16/09/2011 at 17:16 - Reply

        Valeu, Bruno, pela contribuição!

  4. Marcelo Martins 08/09/2011 at 17:24 - Reply

    Pessoal,

    Em primeiro lugar, parabéns pela escolha certeira da trilha sonora de background. Acertaram o disco E a música! Esse disco é sensacional, ainda acho o melhor desde a volta de Bruce.

    Gostei muito desse episódio. Mesmo para quem não é programador, fica muito fácil entender o funcionamento do Unity. Aliás, é uma ferramenta que vejo muita gente usar.

    Muito sucesso pra vocês!

    • everton.vieira 08/09/2011 at 20:55 - Reply

      Olá Marcelo, tudo tranquilo?

      Hehe, já que está aprovado, vamos manter o repertório :)

  5. Leandro Vian 09/09/2011 at 16:56 - Reply

    Salve galera.

    Concordei totalmente com a questão das dublagens do Uncharted, horrível as dublagens escolhidas, concordo também com o fato de reclamarmos de serviços que não são bem feitos, pois se eles traduzem é porque querem atrair nossos jogadores e não por estarem fazendo um favor, logo temos que exigir um bom serviço.

    Realmente o Unity3D é muito bom, a facilidade que ele traz pra quem não sabe programar, é programador mas não quer desenvolver o “core” do jogo ou ainda, quem quer prototipar idéias de maneira rápida é realmente uma grande vantagem. Nas experiências que um colega eu fizemos por aqui com o unity3d, usamos o blender e gimp com o unity3d, basicamente podendo fazer jogos sem usar nenhuma ferramenta que fosse necessário obter uma licença.

    ps:Marcelo Martins ta ficando conhecido ein, além de ótimos comentários apareceu no podquest dessa semana. :)

    abraços

  6. Alex Zani 13/09/2011 at 19:55 - Reply

    Ficou muito bom esse podcast galera.

    Concordo totalmente com o uncharted, mais uma dublagem tensa, por isso q sempre vou defender as legendas e acabou.

    O unity, mesmo nao mechendo tanto quanto gostaria, é uma ferramenta sensacional e perfeita para jogos 3d, ainda mas depois da minha experiencia com torque 3d.

    Abs!

  7. renato 21/03/2012 at 01:03 - Reply

    mega parabens pela iniciativa genial de vcs amigos o conteudo esta muito bom tanto nos podcasts quanto nas materias

    • everton.vieira 21/03/2012 at 09:26 - Reply

      Olá Renato,
      Agradecemos os elogios e ficamos felizes que esteja gostando do material.
      Seja bem-vindo ao AoJ :)

  8. Jefferson Nascimento 30/09/2012 at 18:21 - Reply

    Oi pessoal, acabei de descobrir o cast e como interessado na área e fazendo curso para tal eu tenho algumas dúvidas, o fórum não existe mais? Vocês vão falar sobre outras engines? Quando ouvir o de gamedesigner eu posto mais dúvidas, abraços.

    • everton.vieira 03/10/2012 at 21:00 - Reply

      Olá Jefferson,
      Sim, pretendemos falar sobre engines nos próximos episódios.
      Estávamos com problemas em nosso servidor, o que causou temporariamente o cancelamento do fórum. Mas, já resolvemos o problema. Este mês pretendemos voltar ao ritmo normal. ;)

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