PodAbrir 06 – Nichos de Mercado

Olá gurizada,

Estamos de volta com o nosso podcast sobre desenvolvimento de games. Nesta quinta-feira continuamos o papo sobre abrir a sua empresa de jogos, porém, agora vamos discutir quais são as opções de nichos de mercado, levantando as vantagens e desvantagens de cada um.  Além disso, faremos uma análise nos números da recente pesquisa sobre o mercado nacional realizada pela newzoo.

Não perca esta segunda parte do podcast de negócio e também não deixe de participar através dos comentário e emails. Falando em emails, pedimos aos ouvintes e leitores que enviem sugestões de pautas para os próximos episódios ;)

Participantes: Everton Vieira  e Alessandro Nornberg

Categoria: Negócio

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Trilha Sonora

  • Immortal Cowboy – Banda Plexus

PodCast

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Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

3 Comentários em "PodAbrir 06 – Nichos de Mercado"

  1. everton.vieira 06/10/2011 at 00:30 - Reply

    Dedicamos este episódio ao gênio que nos fez pensar diferente, criando da noite para o dia uma nova plataforma de games.

    R.I.P. Steve Jobs! :/

  2. Marcelo Martins 12/10/2011 at 12:19 - Reply

    Pessoal,

    Em primeiro lugar, muitíssimo obrigado pela escolha da trilha sonora! ;)

    Parabéns por trazer um tema tão importante e relevante ao podabrir. Muitas empresas ainda não sabem (ou não acreditam) que escolher um nicho de mercado (e conhecer o seu público-alvo) é um passo fundamental para tornar sua empresa lucrativa e competitiva.

    Como vocês falaram, não dá pra jogar em todos os times ao mesmo tempo. É melhor fazer aquilo que você sabe fazer bem e de maneira sustentável antes de se aventurar em outros gêneros/consoles/modelos de negócio.

    Já avançando um pouco no assunto, outro problema que vejo com bastante frequência em empresas de pequeno porte é a delimitação do escopo. Não dá pra fazer um MMO ou FPS com orçamento baixo, é um fato.

    Também não dá pra fazer 700 features excelentes no jogo. É melhor fazer 2 ou 3 excelentes do que fazer muitas coisas e nenhuma delas ser competitiva o suficiente.

    Enfim, acho que fugi um pouco do assunto, mas talvez escopo de projeto seja um assunto legal para se discutir!

    Grande abraço e muito sucesso pra vocês!

    • everton.vieira 12/10/2011 at 15:38 - Reply

      Olá Marcelo,

      Valeu pelo comentário. Escopo de projeto é um tema bem interessante e um problema grave hoje na industria nacional. Vamos anotar aqui para os próximos episódios ;)

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