PodAbrir 09 – Designer de Som parte 2

Olá pessoal,

Continuando a entrevista com o Marcelo Martins, da Clefbits, seguimos no assunto do Designer de Som. Conforme já havíamos anunciado, a entrevista foi tão interessante que ao invés de cortar, resolvemos deixá-la na íntegra , fazendo dois posts. Aproveitem – o assunto dessa segunda parte vai além da área de som…

Participantes:

Everton Vieira , Alessandro Nornberg e Marcelo Martins

Categoria:

Técnico – Som

Links comentados na seção de recados e e-mails:

Trilha Sonora

  • The Gods Made Heavy Metal – Manowar

PodCast

Siga o nosso podcast em http://abrindoojogo.com.br/feed/podcast. Para o Itunes, basta copiar e colar este endereço em “Advanced – Subscribe to podcast…” ou acesse direto na store por aqui.

Autor: Luiz Nörnberg Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde também atuei como professor. Desde a época da faculdade (mais de quinze anos atrás) a paixão por jogos tem sido importante no meu direcionamento profissional. Sou sócio-fundador do Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Tecnologia. Sempre tive grande foco em desenvolvimento em Java, embora tenha migrando para a tecnologia Adobe AIR em função de sua portabilidade. Ah, e é claro, dou meus palpites no game design.

5 Comentários em "PodAbrir 09 – Designer de Som parte 2"

  1. everton.vieira 20/11/2011 at 01:03 - Reply

    Olá pessoal,

    Estamos a par dos problemas que ocorreram em alguns trechos do episódio. Em breve estaremos colocando outra versão do arquivo. ;)

    • Rinaldo 20/11/2011 at 20:11 - Reply

      Ainda não ouvi, vou esperar a proxima versão então

  2. Luiz Nörnberg 21/11/2011 at 01:14 - Reply

    Olá Pessoal.
    Subimos uma nova versão do podcast, com o áudio mais claro. Não é irônico que tenhamos problemas técnicos justamente no capítulo sobre o designer de som? Que coisa…

    • Bárbara 24/11/2011 at 00:55 - Reply

      Nossa, muito obrigada pela menção!
      Estou lisonjeada!

      Certamente continuarei participando.

      Quanto ao design do som em jogos e da qualidade de ser memorável, gostaria de mencionar principalmente os jogos de SNES, no qual a qualidade de som não era boa, mesmo assim tornaram alguns jogos muito mais intensos.

      Cheguei a ouvir a trilha sonora do FF VI separada do jogo.

      • Marcelo Martins 24/11/2011 at 02:37 - Reply

        Oi Bárbara,

        Obrigado por participar!

        Você tem razão sobre a qualidade do som dos jogos do SNES. Como o sistema era “limitado”, existia um grande esforço em fazer o melhor trabalho de áudio possível.

        Como o hardware não era capaz de reproduzir muitos sons simultâneos, os compositores daquela epoca também investiam mais em melodias memoráveis nas suas músicas. Claro, isso também depende de cada compositor e do contexto do jogo.

        E Final Fantasy continua sendo uma referencia mundial em produções de trilhas sonoras. É realmente fantástico.

        Há muito pra se falar sobre melodia nos jogos, espero voltar nesse assunto em breve!

Deixar um Comentário