Olá gurizada,
Estamos de volta com mais um episódio do PodAbrir, o seu podcast sobre desenvolvimento de games. Hoje faremos uma pausa no arco sobre profissões para trazer um assunto em bastante evidência no mercado nacional, os Advergames. Eu e Alessandro falaremos sobre o conceito, produção e potêncial deste tipo de jogo/mídia.
- Everton Vieira
- Alessandro Nörnberg
- Teórico: Mercado
Links comentados na seção de recados e e-mails:
Links comentados neste episódio:
- Anthony Giallourakis (advergames.com)
- Pepsi Invaders
- Tooth Protector
- Cool Spot
- Chester Cheetah
- Propaganda da campanha de Obama nos games
- Perfil dos jogadores nacionais
Trilha Sonora
- Riders of the Storm – Hammerfall
PodCast
- Siga o nosso podcast em http://abrindoojogo.com.br/feed/podcast.
- Para o Itunes, acesse a store aqui.
Visitem nossa página no Facebook
Bom cast,
porem toda vez que eu penso em advergames eu penso em Flash,
o que me gera profunda estranheza,
espero que essa area cresca também para o mundo mobile
…Still Looking for the new forum …
Olá Gabriel,
Realmente o Flash Player ainda é a plataforma mais utilizada para este tipo de game. Porém, a tendência é que isso mude rapidamente. Já é possível encontrar vários exemplos desenvolvidos em Unity3D (Aquiris) e também em HTML 5 (Izyplay).
Da mesma forma, vejo este tipo de game cada vez mais presente nos mobiles.
Acho que as agências de publicidade deveriam dar mais espaço ao advergame (assim como para outras “mídias” como apps para Facebook, etc).
Já se faz bastante, é verdade, mas ainda é colocado muito como uma ação secundária (não está na categoria principal que TV, impressa, rádio etc. ocupam), sendo que o advergame é bem rentável se comparada a essas mídias mais “velhas”. Enfim, é uma questão de cultura que tende a mudar, penso.
Apoiado Francisco 🙂
Lembrando: um advergame que joguei e me lembro até hoje é o Global Gladiators (Master System/Mega Drive), lançado pelo McDonald’s. Além de promover a marca o jogo tinha uma mensagem bem ecológica (seria um advergame + game de ativismo? Não sei 😀 ).
Pessoal,
Excelente episódio. Muito educativo e interessante, como é de costume do Abrindo o Jogo.
Também joguei Chester Cheetah e Cool Spot na época que foram lançados. Everton, também não conhecia o 7UP e fiquei muito impressionado com o jogo. Para mim, Cool Spot é um dos melhores jogos de plataforma da geração 16-bit.
Olá Marcelo,
Cool Spot seria o meu preferido se não fosse um game maluco e muito divertido para o NES chamado Yo! Noid. Ele é também um advergame desenvolvido para a franquia de Pizzas Dominó. Este dois relatos deixam claro que um advergame tem tudo para ser um game divertido e cativante se for bem projetado.
Yo! Noid é muito bom mesmo, joguei muito hahaha!
Parabéns pelo tema, muito bom o PodAbrir!
Abraços.
Salve galera, concordo com os pontos levantados pelo pessoal e pela equipe, os comentários estão ficando cada dia melhor. 😉 A única coisa que eu acredito que poderia ter ganho um espaço maior nesse podcast, seria quanto ao equilíbrio entre marketing e jogo. Imagino que muitas vezes um advergame tem seu gameplay “atrapalhado” por digamos um executivo que achou que os símbolos da marca eram pequenos ou não apareciam muito, e ao serem modificados acabaram tirando o foco do jogador dos elementos de gameplay. Ou quem sabe queriam que o o ajudante do mascote da empresa também aparecesse no jogo e ao ser inserido desbalanceou alguns aspectos que foram pensados tendo somente um personagem para ser escolhido. Enfim, talvez por esse assunto ter um enfoque no gameplay acabe sendo melhor abordado em outro podcast.
abraço.
Perfeita a sua colocação Leandro. Realmente o assunto é complexo e não é possível abordar todos os pontos em um único episódio. Mas, os comentários estão aqui para isso 😉
Nós mesmos já passamos por situações bem semelhantes a descrita por você. O cliente, normalmente, possui uma visão mais “conservadora” de marketing, exigindo que o seu produto ou marca apareçam de forma explicita em vários pontos do jogo. Neste momento, é fundamental esclarecer que o advergame é capaz de vender o benefício do produto ou o que a marca representa. Fatores estes, muito superiores a uma mera exposição.
A exemplo deste PodAbrir, vocês poderiam comentar também sobre Serious Games.
É menos popular, mas é também um assunto muito bom.
http://blogs.estadao.com.br/modo-arcade/ao-vencedor-a-cerveja/
Olha este game, e mais ainda esta estratégia de marketing, que fantásticos!
Boa sacada deles…
Realmente muito boa a sacada Emerson.