PodAbrir 16 – O Empreendedor

Olá gurizada,

No ar mais um episódio do PodAbrir, o seu podcast sobre desenvolvimento de games. Fechando o arco sobre profissões nos games, trazendo a “profissão” do empreendedor, o dono da empresa. Abordaremos neste episódio os desafios que alguém que deseja abrir uma empresa poderá encontrar. Para isso, tanto eu como Alessandro descreveremos nossa trajetória até ingressar na indústria de games.

Participantes

  • Everton Vieira
  • Alessandro Nörnberg

Categoria

  • Teórico: Negócio

Links comentados neste episódio

O Save foi para

  • Bárbara Bueno, a primeira a receber 2 Saves do AoJ :)

Trilha Sonora

  • Detroid Rock City – Kiss

PodCast

Visitem nossa página no Facebook

Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

7 Comentários em "PodAbrir 16 – O Empreendedor"

  1. Gabriel Araujo 05/04/2012 at 15:51 - Reply

    Achei muito interessante o cast, parabéns.

    Analisando a capacidade dos smartphones atuais, não ha muitas limitações tecnicas comparados ao consoles. Realmente é uma área perfeita para iniciar, vejo centenas de milhares de consumidores reclamando da falta de games nas Stores brasileiras, é praticamente uma reserva de mercado forçada, é a chance para aproveitar esse mercado, só basta ter coragem …

    • everton.vieira 05/04/2012 at 22:27 - Reply

      Olá Gabriel,

      É isso ai mesmo. Temos que estar preparados para quando as oportunidades surgirem. Pois hoje mesmo, no dia da publicação do episódio, a Apple anuncia que em breve a appstore brasileira receberá jogos ;)

  2. Marcelo Martins 05/04/2012 at 19:15 - Reply

    Luiz, Everton.

    Parabéns por publicar um dos melhores episódios do PodAbrir. As dicas são excelentes, maduras e vitais para qualquer pessoa que queira ingressar nessa indústria.

    Engraçado perceber que, ao longo do podcast, eu me identificava com cada assunto abordado, desde o primeiro contato com videogames, a fácil escolha entre ir à praia e jogar, passando pela experiência com grandes projetos, equipes, orçamento, tempo…

    Se eu fosse destacar um assunto, acho que falaria sobre a gestão do tempo. É extremamente importante anotar quanto tempo você leva fazendo uma tarefa, mesmo que seja um projeto pessoal. Em situações reais com clientes, pode ter certeza que o tempo será maior.

    O cliente pode mudar de idéia, pode querer inserir detalhes, ou até mesmo desistir completamente de tudo que já foi feito. Lidar com essa dinâmica faz parte do processo de amadurecimento do perfil empreendedor.

    Grande abraço e muito sucesso pra vocês!

    • everton.vieira 05/04/2012 at 22:39 - Reply

      Grande Marcelo,
      Legal saber que você passou por experiências parecidas até conseguir ingressar na indústria de games. O mercado realmente é muito competitivo e exigente, seja através de uma publisher ou de um cliente requisitando um advergame. Para se manter ativo e firme neste mercado, é preciso estar preparado e encarar tudo com muita seriedade. Pois aqui o jogo é sério ;)

  3. Bárbara 06/04/2012 at 00:24 - Reply

    Hahahaha! Vou precisar comer muito arroz com feijão ainda!
    Bom, o convite já está feito e, para os corajosos, dentro das minhas limitações de tempo e técnica, desde que estejam participando do fórum podem escrever que a gente pesquisa junto e só há o que agregar.

    Adorei este PodAbrir! Além dos comentários lisonjeiros à minha pessoa e da temática muito motivadora, abordou um pouco sobre os serious games que é um assunto muito interessante.
    Os comentários sobre a Construct 2 me lembraram o tempo que eu e meu irmão mexíamos com RPGMaker.
    Só acho que vocês estão muito grilados com as impressoras matriciais e os Ataris. Meu primeiro video game também foi um Atari…

    • everton.vieira 06/04/2012 at 10:45 - Reply

      Só para constar, ainda tenho o Atari 2600 na minha instante. Ele fica do lado do NES, tenho muito orgulho de ter participado desta época :)

  4. Diego Santos 10/04/2012 at 10:53 - Reply

    Esse episódio veio do timing certo. Essa semana começam minhas aulas da disciplina de Empreendedorismo no Especialização. Eu estava esperando as aulas para começar a falar do assunto lá na Cidade Gamer (desculpe o pequeno jabá :D ). O podcast veio já para acrescentar e redespertou minha chama sobre o assunto, que junto com Game Design, é o que eu mais gosto de ler/ouvir e falar.
    É legal ver que a trajetória acaba sendo bem semelhante a minha e acredito que deve ser a mesma de vários outros pelo país. Só ainda não abri minha empresa, mas que sabe no futuro. Obrigado pelo assunto e até o próximo.

Deixar um Comentário