PodAbrir 22 – Game Design : Regras

Olá pessoal,

Se o mês de agosto havia passado rápido, o de setembro praticamente voou aqui para gente. Mas, com todos os problemas do site praticamente resolvidos, cá estamos nós com mais um episódio do nosso podcast sobre desenvolvimento de games. Neste episódio do Podabrir, daremos continuidade ao arco sobre os elementos do Game Design. Hoje falaremos sobre as Regras que compõem um game. Não perca e também não deixe de participar através dos comentários ;)

Participantes

  • Everton Vieira (Izyplay)
  • Alessandro Nornberg (Izyplay)
  • Marcelo Martins (Clefbits)
  • Edição: Rafael Peduzzi (Izyplay)

Categoria

  • Game Design

Links comentados neste episódio

Trilha Sonora

  • Highway Star – Deep Purple
  • Trilha sonora de Bayoneta – Lower Floors

PodCast

Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

6 Comentários em "PodAbrir 22 – Game Design : Regras"

  1. Bárbara 12/10/2012 at 18:00 - Reply

    oO

    Uau! Nossa…
    Para não dizer que fiquei sem palavras, vou aproveitar que, aparentemente sem querer, os pods deste arco são elementos de game design + análise de gêneros relacionados a estes elementos (nesse foi beaten’up, no passado as graphic adventures)e falar a respeito disso.
    Acho que o aparente abandono dos Beaten’ups como gênero é um pouco de interesse mesmo, porque na verdade, o conceito é tão simples que o acréscimo de pequenos detalhes cria inovações bem interessantes, um exemplo disso (até bem antigo já, e não por acaso meu jogo favorito no gênero)é o Shodai – Nekketsu Kouha Kunio-Kun.
    Nesse jogo foram incluídos elementos de RPG, como por exemplo a possibilidade de usar equipamentos, aprender novos golpes a medida que se ganha experiência, conversar com NPCs… Nunca joguei um outro jogo deste gênero onde você não estivesse caminhando numa constante batalha, sempre da esquerda para a direita ou subindo o elevador. Neste você percorre os mapas livremente e as batalhas são randômicas, pois a qualquer momento um grupo passando pode invocar com você. E se não comprarem briga, você pode simplesmente sair socando todo mundo no caminho com grande variedade de golpes. Enfim,é bem divertido e não deixa de ser um beaten’up.

  2. Gabriel_Araujo 12/10/2012 at 18:56 - Reply

    Sobre Regras…
    Sempre tive problemas para dar pontos ao jogador e promover um Rank, ate que um dia eu descobri o sistema de Elo (sistema utilizado no xadrez)…
    agora meu problema é implementar o sistema de Elo (pq é complicado pra ca#$¨$%…)

    vale a pena dar uma olhada:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rating_ELO

  3. Renato florencia 16/10/2012 at 16:43 - Reply

    Ei eu sou ouvinte antigo antes do forum existir é q ñ comento muito…. parabens a barbara!!!! muito bom o tema… acho q vocês poderiam fazer um podcast sobre as dificuldades de criação do primeiro jogo com uma equipe pequena ou sozinho e com dicas de como manter o foco e a produtividade em alta… valeu !!!

  4. Wiliam 31/01/2013 at 11:30 - Reply

    Olá, sou ouvinte novo no podcast e não estou conseguindo acessar via Itunes, clicando no link abre o itunes mas diz que o podcast não existe na istore brasileira nem na americana. Alguma dica??
    Parabéns pelo podcast!

  5. Felipe 02/03/2013 at 20:44 - Reply

    Eae galera do “Abrindo o Jogo”, ta show demais essa série de podcasts… Gostaria de deixar aqui minha sugestão de programa. Que tal falar um pouco sobre os games Open Source e a plataforma Linux.

    Valeuu!!!

    • Everton Vieira 04/03/2013 at 10:06 - Reply

      Valeu pelo elogio Felipe!
      Sugestão de tópico anotada!

Deixar um Comentário