Podabrir 26 – Lições Aprendidas: Mundo Canibal Apocalipse

imagemPequena

Olá pessoal! Parece mentira, mas estamos de volta. :)

Primeiramente, mesmo que atrasados, queremos desejar um ótimo 2015 para todos os nossos queridos leitores. Depois de um ano de muito trabalho, conseguimos um tempinho para gravar o saudoso podAbrir. Acompanhem então nossas aventuras na indústria de games em 2014.

 Neste primeiro episódio de  2015, iniciamos um novo arco chamado Lições Aprendidas. Como o nome dá a entender, são as lições que tiramos após passar meses (ou anos) desenvolvendo um game. O objetivo desde arco é compartilhar todo o aprendizado obtido durante o processo com vocês. A ideia é que o conteúdo não restrinja-se apenas ao do cast. Utilizem os comentários para tirar dúvidas ou alguma outra curiosidade sobre o desenvolvimento do projeto. ;)

Participantes

  • Everton Vieira (Izyplay)
  • Alessandro Nornberg (Izyplay)
  • Oscar Ramos (super edição)

Links comentados neste episódio

Concepções de Arte:

PodCast

Autor: Everton Vieira Ver todos os posts de
Sou Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Minha paixão por games é de longa data. Porém, em 2003 tornei essa paixão uma profissão. Durante oito anos atuei como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente sou sócio-fundador da Izyplay Game Studio, onde exerço o cargo de Diretor de Criação. Além do envolvimento corporativo, também participei da organização da Pós Graduação em Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais na FATEC SENAC Pelotas. Minha área de interesse e especialização é Game Design e Inteligência Artificial.

12 Comentários em "Podabrir 26 – Lições Aprendidas: Mundo Canibal Apocalipse"

  1. Bárbara Bueno 30/01/2015 at 14:53 - Reply

    Gostei muito deste episódio. Acho que esse novo enfoque mais técnico e prático aplicado aos projetos que desenvolvem é o progresso ideal para o conteúdo do AoJ.
    Qualquer pessoa que acessá-lo agora poderá ver as matérias mais antigas para ter respaldo para entender as atuais, e quem já é um pouco mais experiente tirará também um bom proveito.
    Esperando ansiosamente pelo Podcast sobre As aventuras de Jonas Bonfaro!

  2. Michael Wallace 08/02/2015 at 07:25 - Reply

    Desde que ouvi o podcast tenho visto esse jogo por todo lado, é bem legal poder conhecer os bastidores por trás disso.

    Ah, a página inicial do Podabrir está desatualizada, o ultimo epísodeo postado lá é o 22, seria bom manter ela em dia.

    • Everton Vieira 10/02/2015 at 12:00 - Reply

      Legal o feedback Michael.
      Atendendo aos pedidos, seção do Podcast atualizada e reorganizada.

  3. Fernando Mondo 16/02/2015 at 12:59 - Reply

    Ótimo cast, dicas muito boas.

    Para mim que me aventuro no Unity3d curti muito o feedback dos plugins.

    Que venham mais casts nesse formato, pois ficou fantástico!

  4. Leandro Vian 12/03/2015 at 15:46 - Reply

    Opa Everton, então vocês pretendem utilizar o próprio mecanim do unity em projetos futuros e não o Spine? No início eu pretendia usar o mecanim mas justamente por sentir a necessidade de ter bones e joints comecei a procurar algumas ferramentas e no momento estou testando uma free https://github.com/Banbury/UnitySpritesAndBones

    Nem se compara ao Spine, na verdade nenhuma outra ferramena que eu vi chega perto, provavelmente tem a ver com o fato do Spine já ter tido dinheiro de 2 kickstarts pra fazer a coisa andar :)

    abraço

    • Everton Vieira 13/03/2015 at 12:24 - Reply

      Olá Leandro, tudo blz?

      Nossa ideia é utilizar as novidades do Unity 4.6, e agora o 5.0 :)
      Na Unite do ano passado, vimos que a ferramente 2D está bem evoluída. Você pode ver o funcionamento no vídeo abaixo:
      Unite 2014 – 2D Best Practices In Unity

      • Leandro Vian 13/03/2015 at 14:24 - Reply

        Opa Everton, bom vídeo esse, não tinha visto.

        Terminamos nosso primeiro projeto no unity4.6, um horizontal runner com lanes, tudo feito com as ferramentas do Unity e NGUI pra interface. Começamos um novo projeto agora no 5 e pretendemos continuar na mesma, aproveitando as evoluções da engine.

        abraço

  5. Jônatas Kerr de Oliveira 27/04/2015 at 14:00 - Reply

    Ae, Galera do PodAbrir!
    Muito legal o podcast!
    Passei para comentar duas coisas:

    1) Que bom ver vocês postando de novo! Sempre acompanhei o podcast de vocês e tenho um carinho muito grande por vocês, pois sei o quanto custa gastar tempo para fazer um material bem feito como esse, e muitas vezes ninguém nem comenta!! Então, muito obrigado pelo conteúdo de qualidade! continuem postando!

    2) Achei interessante quando falaram de bugs na atualização de ferramentas durante a produção, e resolvi compartilhar minha experiência com o assunto:
    Trabalhei na iMax Games por 7 anos, e lá eles têm uma prática interessante de validar as ferramentas antes de atualizar. Então, quando sai uma atualização de qualquer ferramenta, alguém fica responsável pelos testes, verifica se funciona normalmente, faz o máximo de testes possível, verifica se não quebra nenhum projeto em andamento, e aí depois disso ou comita no svn, caso seja um plugin, ou um asset package, ou manda um email para toda a equipe avisando que já pode instalar, caso seja uma ferramenta como a Unity, Pacote Adobe, Windows, etc…
    Isso evita muitas dores de cabeça, pois quanto maior a equipe, maior é o prejuízo caso muitos fiquem sem trabalhar.

    • Everton Vieira 27/04/2015 at 23:58 - Reply

      Agradecemos o carinho Jônatas :)

      Pode ter certeza que sempre que possível estaremos registrando nossas “aventuras” no desenvolvimento de games. É isso que nos motiva ;)
      Sobre a sua dia, é fundamental a equipe possuir esta prática para evitar problema. Um grande obstáculo no nosso caso foi que a atualização da ferramenta era praticamente obrigatória. Caso contrário o editor não permitia ser utilizado. Os erros atuais normalmente eram graves, e acabavam apenas trocando de endereço. Desta forma, nos obrigando a aceitar a nova versão. Mas, com certeza há muito espaço para melhoria no processo e aprendemos basante com o projeto. Valeu pela sugestões ;)

  6. Vinicius Alves Hax 20/05/2015 at 21:57 - Reply

    Oi pessoal, fui adicionar o PodAbrir no app que uso pra escutar podcasts (Podcast Addict) e não achei. Segundo informações do próprio aplicativo ele usa a base de podcasts do Itunes. Adicionei pelo RSS mas ele misturou posts de texto com os de áudio. Fica então a sugestão para vocês cadastrarem na base do Itunes para facilitar que o pessoal encontre e adicione vocês para ouvir.

    Abração!

    • Everton Vieira 08/06/2015 at 23:09 - Reply

      Valeu pela dica Vinicius. Vamos ver o que está ocorrendo!

  7. Paulo 06/07/2015 at 17:46 - Reply

    Muito bom esse episódio, foi legal saber o processo de desenvolvimento desse jogo e as ferramentas usadas. Top ^_^, muito obrigado por compartilharem!

Deixar um Comentário