PodAbrir Drops 01 – Dicas para um Sound Designer

Olá pessoal,

No lançamento do novo PodAbrir Drops, resolvi abordar 3 perguntas relativamente complexas na carreira de um compositor/sound designer. As perguntas são:

Como começar?
Quanto cobrar?
Como evoluir?

Acredito que não exista resposta simples para essas perguntas, por isso eu resolvi gravar um podcast que levantasse possíveis idéias e soluções para abordar esses assuntos. Por favor, utilizem os comentários para dar sugestões, sugerir assuntos ou fazer mais perguntas.

Espero que as informações sejam úteis!

Links:

Grade do programa:

  • 0:31 – Introdução
  • 2:31 – Pergunta 1 – Como começar?
  • 3:18 – A importância do portfólio
  • 5:18 – A reserva financeira
  • 6:35 – Contribua com informação
  • 8:11 – Enviando CVs
  • 9:40 – Pergunta 2 – Quanto cobrar?
  • 10:43 – Sugestão de organizações
  • 11:39 – Seu estilo de vida
  • 12:50 – Cobrando por hora de trabalho
  • 15:10 – Orçamentos de jogos indie
  • 15:45 – Trabalhar “de graça”
  • 17:00 – A cabeça do cliente
  • 18:10 – A música não é sua
  • 21:10 – Cuidado com os elogios
  • 23:10 – Pergunta 3 – Como evoluir?
  • 25:10 – Seja profissional
  • 27:00 – Encerramento

PodCast

Autor: Marcelo Martins Ver todos os posts de
Sou formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2004 e Gestão de Negócios pela ESPM-SP em 2008. Em paralelo, desenvolvi a minha carreira musical. Estudei guitarra, teoria musical, orquestração, piano e áudio no IAV, em São Paulo. Fundei a banda de heavy metal Plexus e lançamos três discos com composições próprias, além de trabalhar como técnico com artistas como Viper e Wanessa Camargo. A experiência adquirida me permitiu lançar um livro sobre produção musical chamado “Comunicação Subterrânea”, pela editora Frutos. Tenho também uma forte ligação com a indústria de videogames. Fui colunista do jornal A Tarde e escrevi mais de 200 resenhas de jogos. Depois, me tornei editor do site oficial do Xbox 360 e criei jogos em HTML para a Microsoft. Um dos meus conceitos de jogo, “Os homens das cavernas”, foi selecionado por uma comissão especializada do Ministério da Cultura do Brasil.

14 Comentários em "PodAbrir Drops 01 – Dicas para um Sound Designer"

  1. Leandro Vian 27/02/2013 at 16:56 - Reply

    Grande Marcelo, muito legal te ver tocando o conteúdo de som aqui no abrindo o jogo, lembro de quando tu apareceu lá pelo podquest ainda hehehe :D

    Concordo com os pontos que tu levantou, eles são “bases” pra qualquer profissão na área do desenvolvimento de jogos ou qualquer outra área. E mesmo não sendo da área de som, foi possível entender os pontos que tu levantou pra basear tuas dicas.

    abraço

  2. Marcelo Martins 27/02/2013 at 17:39 - Reply

    Legal, Leandro!

    Que bom que gostou. Eu fiz o podcast com o pessoal de som em mente, mas fico feliz que tenha aproveitado o conteúdo mesmo não sendo dessa área.

    Grande abraço e muito sucesso pra você.

  3. Cosmonal 28/02/2013 at 12:37 - Reply

    Esperadíssimo por mim este podcast, obrigado mestre Marcelo, baixando agora.

  4. Cristhian 01/03/2013 at 22:57 - Reply

    Muito bom, sendo um leigo da área pude aprender alguns conceitos que com certeza serão úteis no futuro.

    • Marcelo Martins 05/03/2013 at 10:18 - Reply

      Espero realmente que seja útil, Cristhian. Boa sorte e muito sucesso pra você.

  5. Bárbara 04/03/2013 at 11:05 - Reply

    Concordei 100% com o que disse sobre trabalhar de graça!

    Todas vezes que fiz isso ou cobrei barato demais, me arrependi. Queria ter ouvido o conselho antes, rsrs.
    Achei muito legal a dica do portfolio também.

    • Marcelo Martins 05/03/2013 at 10:24 - Reply

      Ehehe, todo mundo já fez isso em algum ponto da carreira, não é, Bárbara? Pode ser que uma vez ou outra trabalhar de graça até traga bons resultados, mas não acredito que seja a regra…

      Às vezes, a gente precisa quebrar a cabeça sozinho pra aprender, mas é muito melhor aprender com os erros dos outros, né?

      • Bárbara Bueno 05/03/2013 at 21:32 - Reply

        Com certeza!

        E com os acertos dos outros também, e por isso vou comentar uma coisa que reparei no dia e esqueci de mencionar.
        Parabéns pela organização!
        Também gostaria de ter aprendido isso antes, rsrs.

  6. Wagner Bicudo 04/03/2013 at 20:05 - Reply

    Muito bom esse podcast, e realmente não serve só para profissionais de sound designer, esse serve para qualquer área, todos deveriam ouvir, dicas de ouro !!! Está de parabéns Marcelo Martins foi muito feliz com questões que todo mundo tem dúvida e não encontra em livros, só naquela concersa entre amigos mesmo.
    Valew.
    Abrç…

    • Marcelo Martins 05/03/2013 at 10:27 - Reply

      Que legal, Wagner. Fico feliz que você tenha gostado do programa e das dicas. Realmente, são assuntos que você não encontra facilmente na internet.

      Obrigado a você por ouvir e comentar!

  7. Carlos Oliveira 08/03/2013 at 12:37 - Reply

    Marcelo, parabéns pelo episódio. É muito objetivo e mostra bem como muitos dos desafios de começar na carreira de sound designer são comuns a muitas áreas: saber lidar com o cliente, ter noção de orçamento, valorizar o produto etc. Enfim, maturidade profissional.

    Sou compositor e sound designer indie (formado em jornalismo também). Como é o acesso ao grupo brasileiro que você comentou?

    Abraços e continuarei acompanhando aqui.

    • Marcelo Martins 08/03/2013 at 14:29 - Reply

      Carlos,

      Que bom que você gostou. Sim, maturidade profissional é realmente importante. Mas é algo que realmente leva um tempo para atingir. Na verdade, acredito que a gente nunca está 100% maduro, já que sempre aprendemos ao longo do tempo. Às vezes, a nossa opinião também pode mudar! Eu mesmo acreditava em determinadas há 10 anos que não se aplicam à realidade hoje.

      Já aprovei sua inscrição no grupo. ;)

      Abraços e muito sucesso pra você.

  8. Carlos Oliveira 08/03/2013 at 12:38 - Reply

    Desconsidera a indicação do grupo, pq acabei de ver o link rs.

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