WiimoteController – Entrevista com Cvetko Pirš

Olá pessoal,

vocês acham que é possível jogar seus games no Android utilizando um controle do Wii? A resposta é – SIM.

Neste arco de posts sobre o Android, o Abrindo o Jogo descolou uma entrevista muito legal com um Esloveno que adora desenvolver novidades para Android. O nome da fera é Cvetko Pirš e WiimoteController é como ele chama a app desenvolvida para fazer a ponte entre o controle remoto do Wii e os games que você curte no Android. Vejam abaixo como foi o nosso papo com Piki (seu nick na rede).

AoJ: Olá. Obrigado por disponibilizar um tempo para esta entrevista. Inicie falando rapidamente sobre você, onde reside, idade, escolaridade, profissão e como adquiriu o conhecimento que hoje possui sobre a plataforma Android.
Piki: Eu moro na Eslovênia e tenho 24 anos. Estou terminando meus estudos de graduação na faculdade Eng. da Computação e Tecnologia da Informação em Maribor, Eslovênia. Atualmente estou escrevendo meu trabalho de conclusão de curso. Programo para Android no meu tempo livre e faço apps como um passatempo. Tudo que aprendi sobre Android foi buscando sozinho conteúdos na internet.

AoJ: Jogos de estilo mais clássico, principalmente ação, são difíceis de jogar em um dispositivo puramente touch. Mesmo assim existem muitos títulos deste gênero. Você acha que existe mercado para controles específicos para dispositivos Android?
Piki: Certamente existe mercado. Se um dispositivo Android tiver botões ele precisará ser ao mesmo tempo “liso” e elegante. É disso que as pessoas gostam. Na era dos Androids e iPhones, os usuários adoram dispositivos finos, que caibam no bolso e sejam elegantes. No entanto, sempre haverá mercado para dispositivos que você possa pegar e sentir os botões enquanto joga seus games.

AoJ: Sabemos que já faz um ano que trabalhas com o Wiimote, e que já existem testes no Sixaxis. Como está o andamento com este último? Existe alguma versão funcional da app que você possa nos mostrar?
Piki: O Wiimote com suporte para o Sixaxis está nos estágios iniciais de implementação. Estou muito focado com meu trabalho e estudos para terminar minha graduação. Então… meu tempo livre é curto. Infelizmente, não tenho um demo para mostrar. Também, ainda estou pensando se implemento uma app separada para suporte ao Sixaxis ou incorporo ao WiimoteController. Uma app com os dois módulos seria muito mais interessante para os usuários, mas muito mais complicado para eu desenvolver – uma vez que o projeto inicial do Wiimote não tinha suporte para multi-controles. De qualquer forma, a próxima atualização do app será bem grande.

AoJ: Qual tecnologias foram utilizadas para programar a interface com o controle, basicamente Java ou é necessário utilizar código nativo? Existe uma API que facilite o trabalho?
Piki: Ambas as tecnologias são possíveis de serem usadas, Java e código nativo. Eu optei por usar código nativo pois tem mais liberdade para trabalhar com bluetooth. Na Dalvik (máquina virtual do Android) tem (algo obscuro) uma API para este tipo de trabalho mas não pode ser usada por não dar suporte para a maioria dos dispositivos Android. O código nativo é melhor pois simplesmente conecta via bluetoooth diretamente através do kernel do Android. Infelizmetne, alguns dispositivos não dão suporte também, como é o caso dos dispositivos da HTC, Samsung e LG. Mas os dispositivos da Motorola, Nexus e vários da Sony funcionam muito bem. Tenho certeza que o problema não é de hardware e sim de software. Por exemplo, se instalarmos um outra versão do Android (Cyanogenmod) em algum desses dispositivos que não dão suporte para a app hoje, eles irão funcionar rodando a app sem problemas.

AoJ: Qual foi sua motivação específica para este projeto?
Piki: Eu tenho foco total para a área de exatas e gosto de resolver quebra-cabeças. Um dia fiquei pensando se eu conseguiria fazer o controle funcionar no meu Android e fui tentar. Fiz funcionar :). Na época eu tinha um Nexus One com uma tela sensível ao toque muito ruim. Por causa disso, eu não podia jogar a maioria dos games que eu gostava.

AoJ: Com base neste projeto, acreditamos que você certamente gosta de jogar. E no desenvolvimento de jogos, possui interesse ou experiência na área? Se sim, existe algo publicado?
Piki:Sim, eu adoro jogos, principalmente jogos de ação de vez em quando. Pena que os controles não são muito bons ainda para os dispositivos. Tenho interesse na área e algumas ideias guardadas de games para Android que somente vou iniciar depois do projeto Wiimote finalizado.

AoJ: Parabéns pelo trabalho. Além de interessante, é inspiração para outras pessoas buscarem cada vez mais melhorias para a plataforma. Para finalizar, que dicas você daria para alguém que queira desenvolver novos métodos de entrada para o Android, incluindo interfaces com controles de jogo?
Piki: Minhas dicas seriam estar sempre atentos a novos tipos de controles e ideias que tornem o seu Android melhor. Ultimamente o Android está crescendo muito e os fabricantes estão criando modelos muito legais de todos os tamanhos com vários tipos de conexão sem fio e com fio. O Android está amadurecendo muito no mercado – novas APIs para várias ações e funcionalidades aparecem diariamente. Temos que ficar ligados.
___________________________________________________

Quem é Piki e o que ele fez? Confira também os links abaixo!

Piki:

http://android.ccpcreations.com/whoami

WiimoteController:

http://www.youtube.com/watch?v=CBkCgEgRk0s

http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=672884

Autor: Rafael Rodrigues Ver todos os posts de

Deixar um Comentário